Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
SC tem 14 regiões em risco gravíssimo para Covid
Boletim atualizado da Secretaria de Estado da Saúde (SES) nesta quarta-feira (9) aponta que Santa Catarina tem 14 regiões em risco gravíssimo para Covid-19 (vermelho) e duas em risco grave (laranja).
A região Foz do Rio Itajaí foi reclassificada, passando de gravíssimo (vermelho) para grave (laranja) e a região do Extremo-Oeste permanece, da mesma forma, em nível grave.
A epidemiologista do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coesc), Maria Cristina Willemann alerta para que a reclassificação da região Foz do Rio Itajaí se dá no mesmo dia que houve o registro de óbitos diários, e a desocupação de leitos pode se dar por este motivo. A velocidade do contágio no Estado ainda é alta e há alta ocupação de leitos de UTIs.
"O número de casos em Santa Catarina está em crescimento e nós não sabemos quanto tempo isso irá durar, mas há importante contribuição do comportamento da população, pois percebemos que o registro dos casos está localizado, em grupos familiares e territoriais", afirma.
Na última semana, Santa Catarina registrou 33.458 novos casos e 323 óbitos confirmados. Na terça, o Estado contabilizou 91 óbitos, o maior número durante todo período da pandemia.
Alertas
O novo boletim também traz alertas para cada critério avaliado no mapa de risco, como evento sentinela (óbitos), transmissibilidade (casos), monitoramento e capacidade de atenção.
Deixe seu comentário