logo RCN

Se ele desceu à Terra...

E o invisível se tornou visível, o Verbo se fez carne, o Incriado apareceu na criação, a luz brilhou entre as trevas.

E o invisível se tornou visível, o Verbo se fez carne, o Incriado apareceu na criação, a luz brilhou entre as trevas.

Por isso, tem sentido, neste dia, as luzes, as cores, os presentes, os desejos de boas-festas, os presépios, as árvores enfeitadas, os cantos, as músicas...

No entanto, o Natal não pode reduzir-se a isso. Esta festa cristã única deve fazer jorrar do coração uma certeza, uma fé sem dúvidas, uma evidência límpida, e Deus desceu do Céu à Terra, para nós não há dúvida de que Ele nos ama.

Tudo é mais fácil para nós aqui, na Terra, tudo é mais compreensível por trás dos períodos escuros da existência, pode-se descobrir a sua mão amorosa, um porquê, talvez, para nós inexplicável, mas um porquê de amor.

Tudo é mais suportável. E tudo se impregna ainda mais de alegria quando de alegria já se trata, porque, muito além dos encantos da vida ? um amor belo floresce o nascimento de uma criança, um repentino lance de boa sorte ? a Providência de um Pai que nos assiste. Tudo se torna possível quando se acrecita num Deus que nos ama: toda impossibilidade pode desmoronar, mesmo a impossibilidade, de às vezes, tão evidente de que este, nosso berço, o planeta que nos acolhe, viva em paz. Sim tudo é possível.

Não só, se o Todo-poderoso veio para o meio de nós, a nossa fé pode ainda ir mais além. Podemos acreditar se o desejarmos e pedirmos de todo coração que o nosso mundo se encaminhe para a unidade: a união entre corações, entre as categorias sociais, entre as raças, entre os cristãos separados há séculos, entre os fiéis de religiões diferentes, entre povos.

A unidade, um ideal de unidade paira no ar, neste mesmo tempo. Muitos jovens do mundo acreditam neste ideal com a veemência própria de sua idade e lutam por este objetivo com o destemor que os caracteriza.

Deixemos que sonhem e lutem. Aquele menino que festejamos sonhou não menos que isto. Veio à Terra para que todos sejam uma só coisa e deu a vida para que seu sonho se realizasse.

O Natal é todo dia!

Anterior

Retrospectiva - 2010

Nova retroescavadeira a serviço da agricultura de Anita Garibaldi Próximo

Nova retroescavadeira a serviço da agricultura de Anita Garibaldi

Deixe seu comentário