logo RCN

Secretária Nacional da Juventude fala dos projetos do governo Dilma

Severine Macedo, a anitense que assumiu a cadeira de secretária nacional da juventude, esteve visitando a sede do Jornal Correio dos Lagos e falou um pouco dos projetos anunciados pela presidenta Dilma e dos desafios enfrentados enquanto secretária nacional da juventude.

 Durante uma semana de férias ela esteve visitando o município e também outras cidades do estado, como Chapecó, que apresentou uma aula inaugural de programa de capacitação de jovens rurais pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Essa capacitação será de 40 jovens e pretende atingir aproximadamente cinco mil em processo de formação, e Anita terá representante.

Severine também visitou alguns órgãos no município, como a EEB      Padre Antônio Vieira e o Hospital Frei Rogério, e falou que vai procurar o Ministério da Saúde para entender melhor o que poderá ser feito para contribuir com o hospital a nível nacional.
Perguntada sobre a mudança em sua vida e o desafio de estar trabalhando no Governo Federal, Severine garantiu que está sendo um aprendizado muito grande. “Não imaginava e nunca fui gestora em nada, nem em prefeitura, nem em governo estadual. Sempre tive uma atuação no movimento e no partido, mas nunca à frente de uma administração, essa foi uma proposta da presidenta Dilma e do ministro Gilberto Carvalho em apostar numa jovem que viesse do movimento. Foi uma alegria muito grande e por outro lado uma responsabilidade, pois estamos abrindo espaço para que outros jovens possam assumir esses cargos”.
 
Projetos para os jovens
 
Estações de juventude – Programa realizado através de equipamentos públicos que trarão acesso a informações e aos programas do governo federal para os jovens.
Programa Nacional de Enfrentamento a Violência Contra a Juventude – Será lançado no dia 27 de setembro em Alagoas, a fim de prevenir a ocorrência de homicídios no país que atinge a juventude.
Programa Nacional para Jovens Rurais - Importante para o município de Anita, pois boa parte dos jovens sai do campo por falta de perspectiva. Procuramos com o plano potencializar a cultura, esporte e lazer no espaço rural, além dos programas da agricultura familiar.
Esses são alguns exemplos de ações que a secretaria gere, além da responsabilidade de fazer articulação com outros ministérios, e tem toda uma agenda com ministério da educação, cultura, comunicações, trabalho e emprego, o qual está tendo uma ação muito forte através de estágios, empreendedorismo, Projovem trabalhador, agenda nacional. Essa articulação passa pela nossa secretaria. “É uma tarefa grande, bastante desafiadora e exige muito da gente, mas é uma grande experiência e a gente faz o possível para honrar essa aposta e para que outros jovens possam ocupar esses espaços”.
Para Severine a Agricultura Familiar melhorou muito, mas precisa avançar mais. “A agricultura está bem melhor, mas é sempre um desafio. Precisamos avançar ainda mais na produção para comercialização, pois não adianta ter um grande programa de comercialização e não ter produto. Há a necessidade de reforçar os programas federais e o papel dos estados e municípios e também investir nos jovens. Por isso estamos elaborando esses planos para atingir também os jovens, com qualificação profissional e incentivo para que permaneçam no campo”.
Para finalizar Severine falou de como é bom ser anitense e viver em Anita. Para ela é preciso recuperar a vontade e não desistir, pois Anita é uma cidade bonita, mas precisam ser ampliadas as oportunidades para o povo, para que juntos com governos e a própria sociedade possa se desenvolver ainda mais.
 
 
Mais um motociclista morre na SC 456 Anterior

Mais um motociclista morre na SC 456

Credicanoas com novas instalações em Cerro Negro Próximo

Credicanoas com novas instalações em Cerro Negro

Deixe seu comentário