Administração municipal cancela a 1ª Expo Anita e 8ª Festa do Migrante
Secretaria prevê mais vagas, geração de renda e incentivo à qualificação profissional
A ampliação do acesso a programas voltados para o trabalho, à geração de renda e à qualificação profissional estão entre os projetos da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) para 2014. Estão previstas a implantação de 13 Centros de Trabalho, Emprego e Renda, a ampliação das escolas de ofícios e mais vagas para os cursos gratuitos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Estas ações integram o Pacto pela Proteção Social.
Os Centros de Trabalho, Emprego e Renda funcionarão como postos regionalizados de atendimento do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e serão instalados nos municípios de Florianópolis, Lages, Blumenau, Joinville, Criciúma, Chapecó, Caçador, Mafra, Balneário Camboriú, Laguna, Tubarão, Concórdia e Rio do Sul. Os recursos previstos são de R$ 8,9 milhões. Nesses locais, será possível buscar vaga de trabalho, seguro-desemprego, cursos de qualificação, orientação profissional e expansão do microcrédito para novos empreendedores.
A qualificação profissional continuará entre as prioridades da pasta. Em 2014, estão previstas inicialmente 62 mil vagas em cursos de qualificação profissional do Pronatec Brasil sem Miséria, coordenado nacionalmente pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). No Estado, a SST coordena a articulação entre os municípios e as instituições que oferecem os cursos de qualificação profissional. Até o final do ano a expectativa é de aumentar para 97 mil vagas e que os 295 municípios façam a adesão ao programa.
Cursos gratuitos
O aumento no número de Escolas de Ofícios, criadas para oferecer cursos gratuitos de qualificação profissional também estão entre as metas da secretaria. Em 2013, foi inaugurada a Escola que fica no Centro Educacional Dom Jaime Câmara, em Palhoça, na Grande Florianópolis.
No local, foram realizados 23 cursos do Pronatec em seis diferentes áreas: costura, mecânica, padaria, informática, marcenaria e gráfica. No total, 823 alunos divididos em 33 turmas frequentaram as aulas. Para 2014, serão implantadas outras cinco escolas de ofícios em Joaçaba, Maravilha, Pinhalzinho, Joinville e Chapecó.
O secretário João José Candido da Silva afirma que as ações na área de trabalho, emprego e renda visam a oferecer vagas de trabalho e melhorar a qualificação profissional para atender as demandas das empresas catarinenses. “Os centros e as escolas de ofícios serão referência nos locais onde vierem a ser implantados, considerando-se as especificidades e as vocações econômicas das regiões, gerando trabalho, renda e inclusão social”, ressalta.
Deixe seu comentário