logo RCN

Seu Negrinho, primeiro beneficiário através de reassentamento

Aconteceu na tarde de quinta-feira (20) a entrega da primeira casa do reassentamento da Usina Garibaldi, a qual está sendo construída no Rio Canoas em Abdon Batista.

 José Tomás Ribeiro,  mais conhecido por Negrinho, e sua família são moradores da comunidade de Barra Grande e receberam das mãos do diretor presidente da Rio Canoas, Carlos Henrique Scalco, as chaves da nova residência de alvenaria, medindo 70 metros quadrados em uma propriedade de 12,5 hectares. “Estou muito feliz e satisfeito. Agora é o início de uma nova vida”, comentou Negrinho, que é casado e tem um filho de oito anos. Ele e a família residiam a cerca de 1 km da atual residência que terá uma vista para o lago da usina.

Após a entrega oficial das chaves, o presidente da Rio Canoas Energia, Carlos Henrique Scalco, falou da importância de entregar a primeira casa. “Este é um passo importante para nós, esta é a primeira casa de muitas.  Entregaremos mais de sessenta casas em área, nosso objetivo é fazer com que as famílias fiquem em condições iguais ou melhores daquela em que se encontravam”, afirmou o presidente.
Participaram da solenidade de entrega os prefeitos de Abdon Batista, Luiz Antônio Zanchett; São José do Cerrito, Everaldo Ronsoni; o prefeito de Campo Belo do Sul, Firmino Aderbal Chaves; prefeito de Cerro Negro, Janerson; José Delfes Furtado, o Procurador do Ministério Público Federal Nazareno Wolf e representantes da Polícia Militar de Lages e de Abdon Batista.
 
Autoridades visitam as obras da usina
 
Após a entrega da primeira casa em área remanescente, as autoridades visitaram o canteiro de obras da UHE Garibaldi  e puderam acompanhar o andamento da obra que está prevista para iniciar a geração de energia em agosto do próximo ano. A obra que iniciou a aproximadamente um ano e meio e emprega hoje por volta de 2 mil trabalhadores no canteiro de obras,  encontra-se em processo bem adiantado. Com a visita foi possível entender como será feita a geração de energia, que contará com três geradores e terá capacidade para produzir 191,5 MW de energia elétrica. A extensão do reservatório será de 3,8 mil hectares.
Em algumas palavras o prefeito de Abdon Batista, Luiz Antônio Zanchett, o “Abelha”, falou do incremento na arrecadação do município com a vinda da usina. “Houve uma transformação rapidamente em vários segmentos da sociedade. A partir de agora com o repasse dos recursos as obras serão visíveis em diferentes áreas do município”, enfatizou Abelha.
Após a visita à obra, o grupo dirigiu-se até o mirante que foi inaugurado com vista privilegiada para a construção.
 
Mirante Santo Antônio
 
Seguindo o cronograma de atividades programadas para o encerramento dos trabalhos no ano de 2012 pela Rio Canoas, foi inaugurado o Mirante Santo Antônio, o qual possibilitará à população desfrutar de uma vista privilegiada do Rio Canoas e, no futuro, do Lago da Usina Garibaldi, bem como as obras de instalação do empreendimento.
O mirante está localizado cerca de três quilômetros do centro do município, na localidade de Santo Antônio, o qual conta com um santuário com a imagem do santo. O Padre Romildo Cerutti, de Abdon Batista, esteve na cerimônia para dar a bênção ao mirante e ao público presente. A inauguração do mais novo ponto turístico do município, foi finalizada com muita empolgação, com fogos de artifício e ao som da Fanfarra Municipal de Abdon Batista.
O diretor presidente da Rio Canoas, Carlos Scalco, falou durante a inauguração sobre a forma de trabalho da empresa e que o mirante é uma pequena amostra dos empreendimentos que serão construídos e apoiados pela empresa no município e municípios vizinhos de abrangência da usina. “A Rio Canoas veio para ficar e contribuir com a comunidade”, finalizou.
 
 
 
Prefeitos eleitos de Pinhal e Esmeralda são diplomados Anterior

Prefeitos eleitos de Pinhal e Esmeralda são diplomados

Teba encerra mandato com sentimento de dever cumprido Próximo

Teba encerra mandato com sentimento de dever cumprido

Deixe seu comentário