Intensificados os preparativos para a Cavalgada da Região dos Lagos
Trabalhos da UHE Garibaldi na área socioambiental já começaram
Os trabalhos socioambientais da Usina Hidrelétrica (UHE) Garibaldi, empreendimento que pertence a Rio Canoas Energia S.A., já começaram.
Os trabalhos socioambientais da Usina Hidrelétrica (UHE) Garibaldi, empreendimento que pertence a Rio Canoas Energia S.A., já começaram. Equipes da Consiliu Meio Ambiente & Projetos e da ETS - Energia, Transporte e Saneamento, empresas responsáveis pelos serviços voltados ao meio ambiente e às comunidades, estão percorrendo os municípios abrangidos pela usina para conversar com a população e coletar informações quanto às expectativas relacionadas ao empreendimento.
"Estamos há dois meses na região e as atividades estão em fase inicial, mas já contabilizamos alguns avanços, tanto nos trabalhos de campo como no relacionamento com autoridades e moradores destes municípios", informou o supervisor ambiental do empreendimento, Robson Valmorbida, engenheiro florestal da Consiliu Meio Ambiente & Projetos. "Além disso, gostaria de ressaltar que o escritório está de portas abertas à comunidade para qualquer esclarecimento", completou.
Outra empresa que também vem executando serviços na região é a Ambienteng, contratada para realizar o levantamento topográfico ? ou seja, para instalar marcos nas divisas de propriedades e dimensionar o tamanho real das áreas. Este trabalho teve início no último mês de outubro e, desde então, cerca de 50 propriedades já foram demarcadas com a implantação de 250 marcos. Os marcos são pilares de concreto que possuem um disco metálico onde são armazenadas coordenadas como latitude, longitude e altitude, utilizadas em atividades de georreferenciamento.
Após o levantamento topográfico, realiza-se o levantamento físico - que, por sua vez, é a identificação das construções e benfeitorias presentes em cada propriedade, bem como informações sobre o solo e a cobertura vegetal existente. Este trabalho vem sendo executado por profissionais da ETS. Segundo Robson, estes levantamentos e outros estudos serão utilizados na definição de valores para aquisição de propriedades. "Os levantamentos topográficos e físicos estão em andamento e após a conclusão destas etapas as negociações já podem começar", concluiu o supervisor ambiental do empreendimento.
Deixe seu comentário