Intensificados os preparativos para a Cavalgada da Região dos Lagos
Turismo Rural na Região dos Lagos
Com a criação dos lagos formados pelas Usinas Hidrelétricas Barra Grande de e Campos Novos e os investimentos nos municípios da região, o turismo é uma área que começa a ser estruturada para possíveis investimentos.
Os primeiros passos já foram dados com a criação da ADREL – Agência de Desenvolvimento da Região dos Lagos que visa incentivar esse setor de economia dos municípios.
Visando esse desenvolvimento foi realizada uma reunião no dia 15 de dezembro, nas dependências do CASA em Anita Garibaldi com representantes da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte que apresentaram propostas e disponibilidade de recursos através do governo do estado para investimentos no Turismo Rural e propriedade rurais.
Segundo Elisia Wypes de Lis, secretaria de Estado de Turismo, o objetivo é investir nas propriedade rurais e trabalhar o que cada região tem de melhor.
O Turismo principalmente o Rural que é mais voltado a realidade da região, por concentrar famílias ligadas a produção agrícola, como a agricultura familiar e o agronegócio é um forte propulsor de uma nova economia que poderá ser vinculada as propriedades e gerar renda aos agricultores, além de colocar a região nas rotas turísticas do estado e contribuir no crescimento e desenvolvimento desses municípios.
A Secretaria de Turismo do Estado juntamente com o programa SC Rural apresentaram uma proposta de incentivar esse setor através de um projeto que irá englobar os municípios de Capão Alto, Campo Belo do Sul, Cerro Negro, Anita Garibaldi, Abdon Batista, Celso Ramos e Campos Novos. A união desses municípios formará uma rota turística e terá que contar com aproximadamente 10 famílias participantes do projeto.
Participaram da reunião representantes das Epagris de Celso Ramos, Campos Novos, Anita Garibaldi, Concórdia, representantes da Amures, da ADREL, SDR-Lages, secretário de agricultura de Capão Alto, prefeito Roberto Marin de Anita Garibaldi e agricultores do município.
O prefeito Roberto Marin é um grande incentivador desse novo projeto de desenvolvimento para os municípios e já começa a trabalhar na identificação de locais com potencial turístico, buscar se adequar as normas ambientais além da disponibilidade de recursos para investimentos nesse setor.
Essa proposta da Secretaria de Turismo traz à região um novo impulso para os agricultores e investimentos nos municípios em estradas, materiais promocionais, sinalizações turísticas e um avanço na economia da região.
Deixe seu comentário