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Um serviço atuante em Campo Belo do Sul

Trabalhar em prol da comunidade em diferentes programas, beneficiando todas as faixas etárias e principalmente as famílias com vulnerabilidade social, além de viabilizar, operacionalizar e fomentar a Política Pública de Assistência Social, são ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Campo Belo do Sul, a qual conta com equipe multidisciplinar formada por aproximadamente 40 colaboradores que designam atividades na Assistência Social, CRAS, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Abrigo Mãe Josina. Sob coordenação do secretário municipal Anderson Giovani Pereira Hoffer, o qual enfatiza os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria visando sempre o bem comum daqueles que mais necessitam.
A Assistência Social é organizada em um sistema descentralizado e participativo denominado Sistema Único de Assistência Social (Suas), conforme estabelece a Política Nacional de Assistência Social, tendo a família como foco de atenção, e no município de Campo Belo está organizada em proteção básica, alta complexidade e gestão da Assistência Social.
A proteção social básica tem por objetivo prevenir a violação dos direitos e suas ações não executadas no CRAS - Centro de Referência e Assistência Social, onde estão inseridos os atendimentos do PAIF - Programa de Atenção Integral a Família e os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV.
Atualmente são atendidas 75 crianças e adolescentes, entre 5 e 17 anos e participam das atividades desenvolvidas entre atividades lúdicas, artesanato, aula de música, dança e orientações psicossociais para convivência e fortalecimento dos vínculos familiares, bem como sociais.
No programa PAIF estão incluídos os grupos de artesanato e o Programa de Erradicação do Analfabetismo Digital para crianças e idosos.
O SCFV de Idosos conta com a participação de 98 usuários que frequentam semanalmente as atividades realizadas, como dança, contação de histórias, passeios e comemoração de datas festivas. Ainda foram realizadas visitas às comunidades do interior para que os idosos possam interagir com pessoas que residem nessas comunidades, além do encontro em parceria com a BAESA, que teve como objetivo a integração entre avós e netos em comemoração ao dia dos avós.
Os encontros entre idosos, crianças e adolescentes são uma forma de unir grupos de diferentes idades para troca de experiências.
Benefícios eventuais também são disponibilizados pela secretaria e estão previstos na Lei orgânica de Assistência Social (LOAS) e oferecidos aos cidadãos que não tem condições de arcar por conta própria situações adversas e que fragilize a manutenção do cidadão e de sua família, a exemplo do repasse de cestas básicas, auxílio funeral e aluguel social, além de encaminhamentos para adesão aos benefícios da Previdência Social, cadastramento no Cadastro Único do Bolsa Família e atendimentos psicossociais para encaminhamentos que cada caso necessite.
Dentro da Secretaria de Assistência Social existe a gestão dos conselhos de direitos sendo uma ferramenta que possibilita aos cidadãos uma participação ativa no processo de criação das políticas públicas ligadas a esta secretaria sendo estes: Conselho Municipal do Idoso, Conselho Municipal de Habitação, Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal de Segurança Alimentar, Conselho Municipal da Juventude e Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.
Durante o ano foram realizadas Conferências Municipais do Idoso e da Criança e Adolescente, além da Conferência Municipal da Assistência Social. Campanhas também são realizadas pela secretaria a exemplo da Campanha do Agasalho, realizada no mês de julho em parceria com o CRAS Padre Edilson José de Souza e CMDCA, com o intuito de sensibilizar e arrecadar agasalhos para a população mais vulnerável.
A Secretaria juntamente com o CMDCA estão a frente da organização da eleição para escolha dos novos Conselheiros Tutelares que será realizada no mês de outubro.
A regularização fundiária no município está em fase final, através do projeto Lar Legal, as 52 famílias estão aptas a receber as matrículas de seus lotes. O processo iniciou no ano de 2013, ficou parado por um período, retornando nesta gestão.
A Secretaria também é mantenedora do Abrigo Mãe Josina, que tem capacidade para atender 10 crianças que necessitam de medida de proteção.
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