Nesta época, o chocolate é sem dúvida alguma o doce que mais tem saída e gera lucros no comércio.
São vários os artifícios usados para alavancar a venda de ovos de chocolate, de olho não somente nas crianças que esperam ganhar algo especial na páscoa, mas também nos adultos.
Quem quer impressionar com um presente de páscoa de qualidade, pode encontrar ovos com uma embalagem diferenciada, detalhes artesanais e chocolate importado. Com pouco mais de R$54, os consumidores podem levar um ovo de quatrocentos gramas em chocolate belga e casca recheada com trufa, fabricado por uma das mais reconhecidas marcas de chocolate do Brasil, com mais de mil lojas por todo o país.
De acordo com a vendedora Daniela Teles, um dos chocolates mais procurados nesta páscoa tem seu comercial veiculado na televisão, o que mostra quanto a publicidade pode influenciar na hora da escolha. Porém, de acordo com ela, os ovos recheados ainda são os mais procurados.
Com relação às vendas, uma verdade não muito conveniente às mulheres é que são elas que mais compram chocolate, mesmo que a compra nem sempre seja para elas próprias. Visando atingir principalmente o público masculino, alguns fabricantes usam estratégias que vinculam o chocolate a uma das maiores paixões dos homens: o futebol. Em muitos supermercados é possível encontrar ovos que venham dentro de potes para pipoca com temas sobre os times preferidos na região, como o Internacional e o Grêmio.
O chocolate em segundo plano
Seguindo o mesmo tipo de estratégia de venda usada para conquistar os homens e de olho num público que não é muito exigente, mas que é fácil de impressionar, indústrias e produções artesanais investem em brinquedos para chamar a atenção das crianças. O preço desses agradinhos que vêm recheando os ovos de páscoa muitas vezes ultrapassa o valor do chocolate, agregando a ele um preço alto, o qual muitos pais estão dispostos a bancar em nome do contentamento de seus filhos.
Mesmo com o alto valor atribuído, os produtos que trazem mais do que apenas chocolate tem boa procura. Para se ter uma ideia da diferença dos preços, alguns estabelecimentos foram visitados em Anita Garibaldi, nos quais foram encontrados ovos de duzentos gramas com um brinquedo por R$ 52, enquanto outro ovo com o dobro de peso, mas sem brinquedo, sai por menos de R$30. O que parece é que o chocolate tem virado apenas a embalagem de um presente maior aos olhos das crianças.
Salete de Fátima Borges sempre compra ovos de chocolate para presentear os netos nesta época. “Eles ficam ansiosos esperando o coelhinho que vai deixar os ovos na casa da vovó”, diz ela descrevendo um pouco da expectativa dos pequenos. Salete lembra, entretanto, que na páscoa o que sempre se ressalta em sua casa é que esta é uma data festiva cristã, na qual Jesus ressuscita trazendo a paz. “É importante lembrar e ensinar sempre os verdadeiros princípios da páscoa”, diz ela.
Observando todo o cenário montado para estimular a venda, pode-se perceber que, embora o chocolate continue como um símbolo desta época, assim como ressurreição de Cristo, ele vem perdendo um pouco de visibilidade perante as artimanhas usadas pelos fabricantes para conquistar os consumidores.
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