logo RCN

Vacinas da gripe e sarampo têm baixa procura em Santa Catarina

  • Ricardo Wolffenbüttel / Secom -

Faltando menos de um mês para o fim das Campanhas de Vacinação contra a gripe e contra o sarampo, a Secretaria de Saúde de Santa Catarina (SES) alerta para a baixa procura pelas vacinas. Até o momento, nem metade da cobertura vacinal desejada para a gripe ou para o sarampo foi alcançada. As metas são de 90% e 95%, respectivamente. As Campanhas terminam no dia 3 de junho.
Com relação à Campanha de Vacinação contra a gripe, a cobertura vacinal está em 35%. Entre as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, apenas 17,6% foram vacinadas; entre os professores, a cobertura está em 11,5%; e entre as gestantes, apenas 10,7%.
No caso do sarampo, a cobertura vacinal está em 22,9%, também bem longe do esperado. A cobertura vacinal nas crianças de 6 meses a menores de 5 anos é de 16% e nos trabalhadores da saúde de 37%.
A gerente de imunização da Dive, Arieli Fialho, reforça, mais uma vez, a importância da vacinação. "Insistimos tanto na vacinação porque essa é a melhor forma que temos de evitar o adoecimento, no caso do sarampo, e evitar complicações e, até mesmo mortes, no caso da gripe. Para as pessoas dos grupos prioritários, as vacinas são oferecidas gratuitamente nos postos de saúde de todo o estado e elas são seguras e eficazes. Então, contamos com a população para alcançar as metas de vacinação", finaliza a gerente.

As Campanhas
As campanhas de vacinação contra a gripe e contra o sarampo começaram em 4 de abril e vão até o dia 3 de junho. No caso da gripe, podem ser vacinadas todas aquelas pessoas que fazem parte de um dos grupos prioritários:

Idosos com 60 anos ou mais;
Trabalhadores da saúde;
Crianças de 6 meses a menores de 5 anos;
Gestantes e puérperas (mães até 45 dias após o parto);
Indígenas;
Professores;
Pessoas com comorbidades;
Pessoas com deficiência permanente;
Caminhoneiros;
Trabalhadores do transporte coletivo;
Trabalhadores portuários;
Forças de segurança e salvamento e forças Armadas;
Funcionários do sistema prisional;
População privada de liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
 

Na Campanha de Vacinação contra a gripe está sendo utilizada a vacina contra influenza trivalente, que protege contra três subtipos de vírus influenza: A(H1N1), A(H3N2) e B.
Contra o sarampo podem ser vacinados os trabalhadores da saúde e as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, sendo que a vacinação para este público é indiscriminada, ou seja, mesmo que o esquema vacinal esteja completo, a pessoa deve receber uma dose da vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola.

Alunos de Celso Ramos participam de atividade voltada ao Maio Amarelo Anterior

Alunos de Celso Ramos participam de atividade voltada ao Maio Amarelo

Treinamentos são oferecidos aos profissionais da saúde Próximo

Treinamentos são oferecidos aos profissionais da saúde

Deixe seu comentário