Na última quarta-feira, os primeiros vitrais retirados da Igreja Matriz Santa Bárbara foram recolocados completamente restaurados.
A empresa que cuida da restauração levou mais seis vitrais para a cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul, onde o processo é realizado.
Desta vez, duas peças a mais do que na remessa anterior, com isso o pároco de Anita Garibaldi, padre Silvio Freitas, calcula que esta parte da restauração esteja concluída antes da Festa de Santa Bárbara, no mês de dezembro. Ao todo os gastos com os vitrais chegarão a R$ 40 mil reais.
O processo de restauração é lento, pois deve ser feito com cuidado para que todas as características sejam mantidas, inclusive os vidros originais, que mesmo se quebrado voltam ao seu lugar no mosaico após serem colados. O processo todo leva sete dias para ser concluído em cada metro quadrado, que pesa em média oito quilos. Os vitrais recolocados são protegidos, do lado externo da igreja, por um material transparente, que protegerá os vidros da ação de vândalos e do tempo.
Padre Silvio informou ainda que “no dia 29 de outubro a próxima etapa da reforma será iniciada, a qual compreende a pintura, ajustes na parte elétrica, aberturas e forro interno. Esta parte do projeto de reforma está prevista para terminar em maio do ano que vem, mas pode acabar se estendendo um pouco mais”.
De acordo com ele, uma nova cor para a igreja será estudada durante esta nova etapa, a qual terá um valor de R$111 mil investidos. Para conseguir este dinheiro a paróquia conta com a generosidade das famílias da comunidade e festeiros, para que doem quantias significativas a fim manter este patrimônio construído pelo povo anitense em honra à Santa Barbara.
Deixe seu comentário