logo RCN

Você tem o hábito de reciclar?

Se sua resposta for sim, parabéns! Você é uma pessoa consciente e colabora com o ambiente em que vive. Se sua resposta for não, está na hora de começar a se preocupar com esse assunto que influencia diretamente a sua vida e das gerações futuras.

No dia 17 de maio comemora-se o Dia Internacional da Reciclagem, que foi instituído pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), sendo esta, uma data de reflexão sobre as questões ambientais e sobre o consumismo.

Entre tantos projetos existentes que envolvem a reciclagem, em Anita Garibaldi existem dois, que já estão em funcionamento, sendo o Projeto de recolhimento de esponjas sintéticas domésticas, realizado pela Associação Fazer Bem e o Projeto de recolhimento de tampinhas plásticas desenvolvido pela AAPA Focinhos de Luz.

O projeto das esponjas é novo, mas já está realizando a coleta em pontos específicos em Anita Garibaldi, Cerro Negro e Esmeralda. As esponjas recolhidas pela Associação Fazer Bem são enviadas novamente para a fábrica, pois elas não podem passar pela reciclagem comum. O Brasil produz anualmente cerca de 360 milhões de esponjas domésticas e até muito pouco tempo tinham o lixo comum como única opção de descarte.

Desde junho de 2014, o Brasil se tornou o primeiro país no mundo a ter reciclagem para esse produto que passa por um longo processo de reciclagem. Após o processo de moagem, micronização e transformação das esponjas em pequenas partículas, o processo as transformam em pequenos pellets que posteriormente são utilizados na fabricação de baldes, vasos de flores, pás de lixo entre outros produtos de longa vida e duração.

A campanha de recolhimento das esponjas nos três municípios tem pontos específicos, sendo em sua maioria nas escolas. Para incentivar a reciclagem desse material, a cada 1.000 esponjas recolhidas por escola e entregue à Associação, em troca será doado um pula-pula de pneu.

Um dos coordenadores do projeto em Anita Garibaldi, Eduardo Geremia, destaca que com o avanço das tecnologias, os resíduos que até então não eram reciclados estão começando a passar pelo processo de reciclagem, a exemplo das esponjas. Isso contribui para a preservação do meio ambiente e gera lucros.

Se ficou interessado no projeto da Associação Fazer Bem e quer conhecer um pouco mais, basta acessar as redes sociais.

O outro projeto desenvolvido é destinado à arrecadação de tampinhas plásticas, sejam elas de garrafas pet, potes de margarina, vidros de shampoo, amaciante, sabão líquido... sendo tampas plásticas, todas podem ser recicladas e os recursos adquiridos com a venda desses materiais são destinados à castração de animais de rua ou de famílias carentes do município. As tampinhas recolhidas são entregues em empresas especializadas que as transformam em outros materiais, a exemplo de cordas.

A reciclagem é um hábito, a partir do momento em que você começa a separar o seu lixo, é impossível jogar no lixo comum os rejeitos que podem ser reciclados. Colabore com o meio ambiente e ajude a preservar o local onde se vive!

Praças e jardins de Campo Belo do Sul estão recebendo revitalização Anterior

Praças e jardins de Campo Belo do Sul estão recebendo revitalização

Municípios de Pinhal da Serra e Esmeralda iniciam obras de ponte intermunicipal Próximo

Municípios de Pinhal da Serra e Esmeralda iniciam obras de ponte intermunicipal

Deixe seu comentário