logo RCN

Olho no Olho

Trabalho, será a marca da administração Roberto Marin

Roberto Marin, 47 anos, retorna a prefeitura de Anita Garibaldi com a intenção de corresponder com as expectativas dos eleitores, bem como de toda a comunidade local. Entre as prioridades, aparecem, a construção de um centro de eventos, parque de exposição e conclusão do projeto de saneamento básico.

 

Jornal Correio dos Lagos: Pode nos fazer uma análise de como recebeu a prefeitura no dia 1º de janeiro?

Roberto Marin: Nós tínhamos combinado com o ex-prefeito Rui Cândido Duarte que fizesse a entrega de patrimônios, secretaria por secretaria, chaves e documentos, e não foi feito isso.Com exceção do secretário da agricultura, os demais secretários não apareceram para fazerem a entrega. Isso é uma pena. Agora, estamos fazendo o levantamento de patrimônios por conta própria, como não ouve a transferência de secretário para secretário. E, para isso temos uma comissão avaliando os patrimônios, mas acredito que esteja tudo correto. No entanto, só vamos ter um posicionamento a respeito disto quando esta comissão finalizar os trabalhos de conferência da relação do patrimônio do município.

Jornal Correio dos Lagos: E esta situação travou alguma atividade de sua administração?

Roberto Marin: Não, na verdade o seguinte: você deve dar atenção a isto, mas nada que prejudique o começo do mandato. O levantamento está sendo conduzido por minha equipe, apesar da minha vontade é que fosse feita uma conferência com o pessoal da administração anterior, pois da maneira que esta sendo realizada pode até surgir alguma duvida lá na frente.

Jornal Correio dos Lagos: Qual será a marca de sua administração?

Roberto Marin: Saúde e educação, são algumas prioridades. Sabemos que o desenvolvimento passa pela educação, por isso precisamos dar uma atenção especial para o setor, com a intenção de fomentar a nossa economia. Projetos como o da uva e do leite, que oferecem uma renda para os nossos agricultores, terão o nosso incentivo. Precisamos cascalhar a linha de leite e contratar técnicos e veterinários para atender melhor o homem do campo. Além disso, esta surgindo uma ideia nova, através do MAB, o qual seremos parceiros, para introduzir a produção de cana-de-açúcar no sentido de gerar novas alternativas de renda para o pequeno produtor. Esta, é mais uma ação que a gente vai olhar com carinho, porque se nós não fomentarmos a nossa economia, naturalmente as pessoas se obrigam a deixar a cidade em busca de renda em outros centros urbanos e isso é uma situação que não desejamos em nenhuma circunstância.

Jornal Correio dos Lagos: Faz parte de sua administração, a construção de um parque de eventos?

Roberto Marin: Sim. Vamos construir o parque de exposição para que se possa abrigar a feira de gado, comercialização de uva, vinho, enfim, todas aquelas atividades que possam destacar as nossas potencialidades.

Jornal Correio dos Lagos: E com relação aos recursos para executar essa obra?

Roberto Marin: Dentro deste projeto já temos uma emenda parlamentar do deputado federal Fernando Coruja no valor de R$ 292 mil, que contempla o início da construção do parque Euclides Granzotto.

Jornal Correio dos Lagos: Qual é o valor total deste investimento?

Roberto Marin: O projeto está orçado em mais ou menos novecentos mil reais.

Jornal Correio dos Lagos: Há previsão para o início das obras?

Roberto Marin: Sim, começa o centro de eventos agora, com recursos desta emenda do deputado Fernando Coruja, repito, no valor de R$ 292 mil, e a conclusão do parque prevista para o ano de 2010.

Jornal Correio dos Lagos: E já tem algum local previsto para a execução desse projeto?

Roberto Marin: A intenção é construir aonde funcionava antigamente o parque de exposição, ou seja nas imediações do bairro Coral, depende unicamente da negociação com a família Granzotto, donos do terreno.

Jornal Correio dos Lagos: Qual o incentivo que deseja oferecer para o esporte do município?

Roberto Marin: O esporte é uma das atividades em que Anita esta indo bem, inclusive pretendo dar continuidade e se possível ampliar as ações para buscar resultados ainda mais positivos no esporte amador do estado. Iremos continuar participando dos jogos escolares e amadores da região. Faz parte do planejamento, claro, faremos isso na medida do possível, construir quadra de esportes, quem sabe pequenos ginásios para as comunidades do interior, promovendo a prática esportiva também nos lugares mais distantes da sede do município.

Também, não posso esquecer de citar a cultura tradicionalista, e dentro disso a gente pretende entregar o parque de exposição, valorizando essa atividade que integra o nosso calendário de eventos.

Jornal Correio dos Lagos: O setor agrícola, continua sendo a base da economia do município. Portanto, qual a atenção que pretende oferecer, visando melhorar a qualidade de vida de nossos agricultores?

Roberto Marin: O setor agrícola, a partir do momento que a gente consiga a reestruturação do município, passa a ser a prioridade número um. Com base nisso, posso garantir que num primeiro momento faremos uma completa recuperação da frota do transporte escolar. Na sequência, iniciaremos a recuperação do maquinário da prefeitura para começar a desenvolver o projeto de cascalhamento da linha do leite. E num terceiro momento, vamos priorizar a contratação de técnicos agrícolas para intensificar o apoio do poder público no cultivo da uva e outros projetos que serão implantados no município. Vamos facilitar a vinda de profissionais veterinários para melhorar a produção de leite e a partir da implantação do projeto da cana-de-açúcar, dentro das possibilidades, buscar pessoas qualificadas na área para fomentar ainda mais esse projeto do MAB que possibilita melhorar a renda mensal de nossos agricultores.

Jornal Correio dos Lagos: E com relação a formação da equipe de trabalho?

Roberto Marin: A equipe ainda não está devidamente formada, em virtude do município de Anita Garibaldi, pelo levantamento que fizemos, estar no limite extremo da lei de responsabilidade fiscal. Eu tenho uma grande preocupação no que se refere aos índices da folha de pagamento. Houve recentemente um aumento na folha com a contratação de vários funcionários pela gestão anterior, nos últimos dias de 2008 e, aliado a isso, ainda foi concedido aumento nas remunerações dos secretários municipais, prefeito e vice-prefeito.

Jornal Correio dos Lagos: O senhor confirma que a folha está no limite?

Roberto Marin: Além de estar no limite, existe uma perspectiva de queda na receita. E isso acontecendo, provavelmente Anita ultrapasse o limite de folha, e por esse motivo, estou agindo com cautela na formação do secretariado.

Jornal Correio dos Lagos: Qual o orçamento previsto para o ano de 2009?

Roberto Marin: Eu ainda não tenho uma informação exata, mas acredito que seja de 25 milhões. A administração anterior teve um orçamento de aproximadamente 17 milhões em 2008, no entanto, arrecadou em torno de onze milhões e trezentos mil. Veja bem, desses onze milhões e pouco arrecadado, seis milhões e alguma coisa, foi destinado para a despesa dos funcionários, acarretando uma despesa com folha de 52.39%. Então, um orçamento de 25 milhões pode gerar uma receita de apenas onze. Fica bem difícil administrar dessa forma.

Jornal Correio dos Lagos: Isso pode travar, por exemplo, futuros investimentos?

Roberto Marin: Você acaba criando uma ilusão. E, isso não é nada bom para a população que deseja um município em plena expansão.

Jornal Correio dos Lagos: Diante desse quadro, o que pode ser feito agora?

Roberto Marin: Não tem outra solução, o jeito é trabalhar a realidade, com dinheiro existente em caixa, e não com o orçamento previsto.

Jornal Correio dos Lagos: A Festa do Migrante será realizada neste ano?

Roberto Marin: Sim, inclusive voltando a ser anual e não mais de dois em dois anos, como vinha acontecendo. Eu vejo que uma das melhores maneiras de apresentar o município é via festa do migrante. Existe em desenvolvimento o projeto dos lagos, que visa destacar o potencial turístico, e atrair a atenção de futuros investidores. Considero este, outra forma de vender a imagem de Anita Garibaldi. Mas, por enquanto, o melhor caminho de promover as potencialidades desta terra é através da festa do migrante.

Jornal Correio dos Lagos: Qual será a principal obra de sua administração?

Roberto Marin: Deverá ser a conclusão do projeto de saneamento básico, tendo a parceria da Casan, parlamentares da região e Governo Federal. Em segundo plano, a construção do parque de exposição e centro de eventos para estimular a nossa economia. E aliado a isso ainda, desejamos transformar gradativamente a educação do ensino fundamental em período integral, visando melhorar a qualidade da educação em nosso município, além é claro do melhoramento do atendimento, no setor de saude.

Jornal Correio dos Lagos: Então, para finalizar, o que a população de Anita Garibaldi pode esperar da administração Roberto Marin/ Júlio Pinheiro?

Roberto Marin: Olha, a nossa intenção é corresponder com as expectativas das pessoas que depositaram a sua confiança em nosso plano de governo. Quero afirmar aqui que tudo o que foi proposto, sugerido e apresentado irá se tornar realidade, a partir de agora. Porém, vamos atuar com cautela, com os pés firmes no chão, para que não seja gerada uma falsa expectativa. Mas, os anitenses podem ter a certeza que nossa equipe vai trabalhar com dignidade, disposição, respeito, atenção, para que sejamos verdadeiros fomentadores do desenvolvimento social e econômico do município de Anita Garibaldi.

Anterior

Olho no Olho

Próximo

OLHO NO OLHO

Deixe seu comentário

Entrevista