Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
OLHO NO OLHO
Celso Henrique de Castro Baptista Vallim, juiz de direito responsável pela comarca de Anita Garibaldi e 52ª zona eleitoralé o entrevistado desta edição.
Celso Henrique de Castro Baptista Vallim, juiz de direito responsável pela comarca de Anita Garibaldi e 52ª zona eleitoral, que compreende os Municípios de Anita Garibaldi, Cerro Negro, Campo Belo do Sul, Abdon Batista e Celso Ramos, é o entrevistado desta edição. O curitibano Celso Vallim, 31 anos, é casado com Mariléia Martinello Mota Vallim. Ele está residindo no Município há cerca de um ano e meio. Na entrevista, o magistrado faz uma análise detalhada sobre as eleições municipais.
Correio dos Lagos - Faça uma avaliação das eleições municipais na 52ª zona eleitoral?
Celso Henrique de Castro Baptista Vallim - A avaliação das eleições municipais é de todo positiva. Ocorreram dentro da normalidade, sem maiores incidentes no dia do pleito.
Correio dos Lagos - Qual foi a principal irregularidade constatada durante o período eleitoral?
Celso Vallim - A maior parte das irregularidades durante o período eleitoral estavam relacionadas a propaganda, mas sempre rapidamente solucionadas.
Correio dos Lagos - E a irregularidade mais grave abordada?
Celso Vallim - Pode-se afirmar que as irregularidades mais graves noticiadas ainda estão em apuração. Em dois dos municípios da região existe processo para verificar eventual captação ilícita de votos, mas ainda não há qualquer decisão a este respeito.
Correio dos Lagos - Todos os prefeitos e vereadores eleitos estão aptos perante a justiça eleitoral para assumirem seus cargos no dia 01 de janeiro?
Celso Vallim - Até o presente momento não há nada que impeça a diplomação e posse de todos os eleitos.
Correio dos Lagos ? Na sua percepção, como foi o trabalho dos mesários, colaboradores e de toda a equipe que prestou serviço durante o processo?
Celso Vallim - Penso que o trabalho dos mesários, dos auxiliares e de toda a equipe envolvida nas eleições não poderia ter sido melhor.
Correio dos Lagos - Quais as recomendações que deixa para os candidatos eleitos?
Celso Vallim - Que governem sempre visando o bem da população que lhes confiou a administração do Município.
Correio dos Lagos ? Faça uma análise do comportamento de eleitores e candidatos?
Celso Vallim - Tanto eleitores como candidatos, com raríssimas exceções, que sequer merecem menção, se comportaram de forma exemplar dando verdadeira demonstração de espírito cívico e democrático.
Correio dos Lagos ? A partir do dia 05 de novembro, fica expressamente proibido o uso de propagandas e adesivos de candidatos. Pode esclarecer melhor a população sobre essa determinação?
Celso Vallim - O prazo para a retirada da propaganda eleitoral encerra dia 05/11. Aqueles que mantiverem propaganda após esta data estão sujeitos a multa por propaganda irregular. Assim, recomendo aos eleitores e candidatos que após esta data procurem retirar a propaganda.
Correio dos Lagos ? O que tem a dizer sobre a agilidade durante a apuração, que segundo informações, encerrou os trabalhos antes ainda das 19 horas, daquele dia.
Celso Vallim - De fato a apuração ocorreu com grande agilidade. A leitura dos dados é sempre rápida, o que pode ocasionar a demora na apuração é o recolhimento dos disquetes e seu transporte até o local de apuração, notadamente em municípios como os da 52ª ZE com seções no interior de difícil acesso. Para agilizar a apuração optamos por montar postos de totalização nas cidades de Campo Belo do Sul e Abdon Batista que ficaram responsáveis pelo recebimento dos dados destes município e do município de Cerro Negro, diminuindo o tempo de transporte e agilizando a apuração.
Correio dos Lagos - A partir de agora as atenções se voltam para a posse dos eleitos?
Celso Vallim - No presente momento os candidatos devem apresentar suas prestações de contas à Justiça Eleitoral e posteriormente serão diplomados. A diplomação dos eleitos deve ocorrer até o dia 19 de dezembro.
Correio dos Lagos - Daqui a dois anos, teremos as eleições para escolha dos governadores, deputados, senadores e Presidente da República. Os mesmos procedimentos de agora, serão adotados novamente em 2010?
Celso Vallim - A adoção dos procedimentos é sempre determinada pela Lei Eleitoral e pelas resoluções disciplinadoras do TSE. Assim, os procedimentos adotados em 2010 dependerão das regras que estarão em vigor.
Correio dos Lagos ? Para encerrar deixe uma mensagem para os leitores do jornal correio dos Lagos.
Celso Vallim - Gostaria de aproveitar este espaço para agradecer aos eleitores da 52ª Zona que souberam respeitar as regras para a realização do pleito que, nem sempre muito agradáveis, visavam a tranqüilidade da eleição e da população em geral.
Deixe seu comentário