logo RCN

OLHO NO OLHO

Nery Schonardie quer provar sua inocência perante a sociedade

O empresário Nery Schonardie, abre o jogo e conta tudo o que sabe sobre o caso dos roubos dos tratores, fato ocorrido no mês junho de 2006, na cidade de São Francisco de Paula, no Estado do Rio Grande do Sul. Naquela oportunidade quatro pessoas foram acusadas pela prática do Crime. Nery foi um deles, juntamente com o seu funcionário, o motorista Laércio Petry e mais duas pessoas de Celso Ramos, o funcionário público Edson de Mattia, popular "Tiriva", e o filho dele, conhecido por "Tirivinha". Eles foram presos na época em Anita Garibaldi e liberados após uma semana. Passado quase dois anos, o quarteto voltou a ser preso, desta vez pela polícia de São Francisco de Paula. Nery e o seu motorista ? Laércio Petry - ficaram detidos por quase dois meses. O empresário foi solto recentemente, acompanhado de Laércio. Ele se julga inocente, adiantando que fez o frete dos tratores sem saber que se tratava de um crime.

Correio dos Lagos ? Conte como aconteceu a história dos roubos dos tratores?

Nery ? Eu estava trabalhando na minha propriedade, na comunidade de Boa Vista, interior de Anita Garibaldi, quando recebi a visita do Édson de Mattia, conhecido por "Tiriva". Ele pediu para eu fazer um frente em Caxias do Sul, pois lá, o filho dele havia comprado dois tratores agrícolas e precisava fazer o transporte dos mesmos até Celso Ramos, onde morava. Acertamos o frete, no valor de R$ 800,00 se fosse apenas para ir buscar ou então em caso de um retorno quando fosse levar madeira, eu faria por R$ 500,00.

Correio dos Lagos ? O Édson foi sozinho até a sua propriedade?

Nery ? Não. Ele foi acompanhado da esposa e do filho dele, o "Tirivinha".

Correio dos Lagos ? Ele tinha pressa do Frete?

Nery ? Sim. Eu até disse para ele, que se encontrasse um outro caminhão disponível, não teria problema algum, porque naquele dia meu caminhão tinha outros compromissos. Somente poderia fazer o frete alguns dias depois.

Correio dos Lagos ? Então, sabe se ele procurou outros caminhões para fazer o transporte?

Nery ? Pelo que sei, ele foi atrás de outros recursos, mas não encontrou ninguém disponível para fazer o frete.

Correio dos Lagos ? Aí, depois disso, ele voltou a te procurar?

Nery ? Sim. Depois de alguns dias, ele voltou na minha propriedade, inclusive almoçou comigo naquele dia, dizendo que não tinha encontrado outro caminhão para fazer o transporte.

Correio dos Lagos ? Então vocês acertaram o frete?

Nery ? Isso mesmo. E por sorte dele, meu caminhão estava parado naquele dia. Acertei o valor do transporte e pedi para o meu motorista, o Laércio Petry, fazer o serviço. Me lembro, que recomendei para ele fazer a viagem o mais depressa possível, pois no outro dia, o caminhão teria que carregar madeira.

Correio dos Lagos ? Alguém foi junto com o Laércio até Caxias do Sul?

Nery ? Sim. Pelo que sei foi o Tiriva e o filho dele.

Correio dos Lagos ? E daí, o que aconteceu depois disso?

Nery ? Eles foram até lá, carregaram os tratores normalmente e trouxeram sem nenhum problema, vindo a descarregar os mesmos na fazenda de um irmão dele, na comunidade de Santo Antônio. Inclusive quando eles chegaram, isso por volta de 8 horas da manhã do outro dia, o Laércio me ligou, dizendo que tinha dado tudo certo.

Correio dos Lagos? E você chegou a receber o valor do frete?

Nery ? No primeiro momento, como havíamos combinado, não. O Édson, popular "Tiriva", havia prometido que pagava os oitocentos reais pro meu motorista na chegada. Mas isso não aconteceu. Então, eu mesmo fui até São Pedro cobrar ele. Ele não tinha dinheiro, mas emprestou um cheque do vizinho e me entregou, conforme havia prometido.

Correio dos Lagos ? Quantos dias depois soube que na verdade se tratava de um assalto?

Nery ? Alguns dias depois, aproximadamente 15 dias depois, a notícia veio para mim que se tratava de um crime.

Correio dos Lagos ? Você já tinha cobrado o cheque no banco?

Nery ? Sim. Cobrado e recebido o valor acertado.

Correio dos Lagos ? E o caso foi parar na Delegacia?

Nery ? Isso mesmo. Fui intimado à depor e fiquei preso aqui em Anita na época, durante sete dias, acusado de formação de quadrilha. Eu, o Édson e o filho dele.

Correio dos Lagos ? E depois disso foi liberado?

Nery ? Fui liberado, pois era inocente.

Correio dos Lagos ? Agora, passado quase dois anos, voltou a ser preso?

Nery ? Pois é. Eu achei que estivesse tudo resolvido, quando no inÍcio de janeiro deste ano, estava em minha propriedade e fui abordado pela polícia de São Francisco de Paula, com voz de prisão.

Correio dos Lagos ? Os outros três detidos, o Laércio, o Tiriva e o filho dele, foram juntos?

Nery ? Fomos todos juntos, sem saber direito o motivo da prisão, pois estávamos respondendo o processo aqui em Anita.

Correio dos Lagos ? Quanto tempo ficou preso lá?

Nery ? Durante 53 dias.

Correio dos Lagos ? E como foi o tratamento na cadeia de São Francisco de Paula?

Nery ? Normal, não tenho nada do que reclamar. Fui bem tratado lá. O pessoal entenderam desde o primeiro momento que eu era somente o "freteiro" e não tinha nada a ver com o roubo dos tratores. No inÍcio eu fiquei detido, mas pouco tempo depois eu virei cozinheiro do local.

 

Correio dos Lagos ? O seu motorista, o Laércio, não suspeitou de nada?

Nery ? Ele não viu nada. Antes deles chegarem na tal fazenda onde estava os tratores, os bandidos pediram para parar o caminhão, alegando que eles iam dar uma olhada num bueiro que tinha na frente e saber se estavam no caminho certo. Eles seguraram o caminhão por um certo momento, aproximadamente há 1 quilometro do local do crime, enquanto rendiam o pessoal na fazenda. Quando estava tudo sob controle avisaram o motorista para encostar o caminhão num barranco para carregar os tratores. Tudo normal, segundo o próprio Laércio. Ele me falou que não viu nada de suspeito. Carregou os tratores e voltaram normalmente.

Correio dos Lagos ? Você soube do paradeiro dos tratores depois disso?

Nery ? Não . Somente sei que os tratores foram descarregados em Santo Antônio. Depois disso, não sei à que fim tomaram.

Correio dos Lagos ? Então você foi vítima na história?

Nery ? Tão vítima, quanto os proprietários dos tratores. Não tenho nada a ver com a história do roubo. Apenas fiz o transporte dos tratores, inocentemente. Todo mundo me conhece por aqui e as pessoas sabem que não tenho o costume de mexer naquilo que não é meu. Pelo contrário procuro sempre preservar a integridade, o exemplo e a educação que herdei de meu pai. Graças a Deus, tudo o que tenho hoje, foi conquistado ao lado dos meus familiares, com suor e dignidade.

Correio dos Lagos ? Guarda magoa de alguém por esse episódio todo?

Nery ? Não. Pelo contrário, as pessoas torceram e rezaram muito por mim durante esse tempo em que permaneci preso. Muita gente se solidarizou comigo, sabendo da minha inocência e tendo a certeza de que eu não tinha culpa nenhuma nesse rolo todo, o qual só me trouxe angustia e aborrecimento.

Correio dos Lagos ? Qual foi o seu prejuízo com tudo isso?

Nery ? O pior de tudo foi a detonação da minha imagem. Fiquei na pior. Fui humilhado e conduzido ao abismo. O prejuízo moral é difícil para reparar, pois fica marcado para o resto da vida. Os outros, como o prejuízo financeiro, esse pode ser recuperado. Apesar de ser inocente, me sinto envergonhado. Agora só quero provar minha inocência para meus amigos e a população da minha terra querida.

Correio dos Lagos ? Pretende mover alguma ação contra a justiça no futuro?

Nery ? A sim. No momento que obter um documento que manifeste minha inocência neste episódio, vou procurar um advogado para fazer com que alguém arque com os meus prejuízos, pois fui jogado às profundezas e colocado numa situação onde ninguém deseja chegar.

Correio dos Lagos ? Como foi pra você permanecer durante quase dois meses fechado numa cadeia?

Nery ? Foi terrível. Apesar do bom tratamento que tive lá, não desejo isso pra ninguém. Foi muito triste mesmo.....Uma experiência negativa.....Eu me sentia o pior de todos, pois ficar fechado num lugar, sem poder se deslocar para todo lado e estar ao lado dos amigos e familiares, é uma situação profundamente desprezível.

Correio dos Lagos ? Deixe uma mensagem para os leitores do Correio dos Lagos.

Nery ? Primeiramente eu gostaria de esclarecer um fato comentado na cidade nos últimos dias, de que eu iria deixar Anita Garibaldi, indo embora daqui. Isso não é verdade, nunca pensei em abandonar minha terra querida. Nasci, cresci e adquiri meus bens aqui, e vou permanecer em Anita pro resto de minha vida. Agora quero aproveitar este espaço para agradecer às pessoas que rezaram e fizeram correntes de oração por mim, acreditando sempre na minha inocência. Sou eternamente grato À todos que de alguma forma contribuíram para eu estar aqui novamente ao lado dos amigos, podendo esclarecer toda essa confusão, que de uma hora para outra me levou ao fundo do poço. Hoje estou bem e só quero provar para os meus amigos, familiares e toda a população de Anita Garibaldi que fui tremendamente lesado. Quero deixar um abraço à todos e por fim dizer, que vou continuar sendo essa pessoa simples, humilde e solidária, qualidades que me fazem viver cercado de muitas amizades e rodeado sempre de muitas alegrias.

Anterior

Olho no Olho

Próximo

OLHO no OLHO

Deixe seu comentário

Entrevista