Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
OLHO no OLHO
Desta vez, o nosso entrevistado, é o Sr. Flávio Luiz Lancini Barbosa, responsável pela secretaria de finanças do Município de Campo Belo do Sul.
Flávio ou simplesmente Gatinho, como se tornou popularmente conhecido na cidade, iniciou a vida pública no ano de 1986, sendo portanto, 21 anos de serviços prestados ao Município e a comunidade Campo Belense. Neste período, ele passou pelas funções de continuo, oficial de gabinete, auditor de contas públicas, técnico em contabilidade e atualmente estando como responsável pelo setor de finanças.
Gatinho, 43 anos, é casado com a senhora Jane Aparecida Barbosa. O casal possui dois filhos, Flaviane Barbosa (17) e Igor Barbosa (06).
Correio dos Lagos ? Como está sendo a experiência de cuidar das finanças do Município?
Flávio - Mudou pouca coisa, pois já trabalhava na Secretaria de Finanças como tesoureiro e Técnico em Contabilidade.
Correio dos Lagos ? Pode fazer um breve balanço, de como encontrou o setor, quando assumiu o cargo e como está agora?
Flávio - Assumi com uma pequena dívida. Apenas estava em atraso, a folha de pagamento dos servidores referente ao mês de dezembro de 2004, a qual foi liquidada em três meses. As finanças do município atualmente encontram-se devidamente em dia.
Correio dos Lagos ? Quais as principais mudanças que impôs no setor?
Flávio - Não houve mudanças significativas, apenas seqüência dos trabalhos.
Correio dos Lagos ? Sabemos que o setor de finanças é um cargo influente dentro de uma administração pública. Você se considera o braço direito do Prefeito Firmino?
Flávio - Não. Acho que isto o próprio prefeito pode responder.
Correio dos Lagos ? Não poderíamos deixar de aproveitar a oportunidade para perguntar sobre a situação financeira do Município. Pode nos fazer uma avaliação sobre a condição atual dos cofres públicos de Campo Belo do Sul?
Flávio - Hoje estamos com uma situação confortável, pois conseguimos durante o exercício de 2007, acabar com o déficit Financeiro e orçamentário, que vinha de exercícios anteriores. Com esforço e empenho conseguimos fechar o ano com um saldo positivo de aproximadamente R$ 48 mil, o que possibilitará a administração, um fôlego maior para o exercício de 2008.
Correio dos Lagos ? O balanço então é positivo?
Flávio - Sim, com certeza.
Correio dos Lagos ? E com relação aos outros setores da administração? Estão caminhando da maneira como foi planejado?
Flávio - Sim, no ano de 2007 tudo transcorreu normalmente no que diz respeito a finanças e outros setores da administração.
Correio dos Lagos ? E o que a população pode esperar para o ano de 2008?
Flávio ? Bem, a população pode esperar com a entrada de recursos de convênios federais, obras de infra-estrutura como por exemplo, o centro de eventos, pavimentação de ruas, melhorias na malha viária do interior e a continuidade dos demais serviços realizados pelo município.
Correio dos Lagos ? Descobrimos que possui um carisma muito especial pelo futebol e pelas laçadas, sendo inclusive um respeitado tradicionalista. Como surgiu a paixão por estes dois esportes?
Flávio ? Bem, o futebol foi influência de meu pai, pois acompanhava ele nos jogos no interior de Bom Jesus ? RS. Lá residi na minha infância e juventude, sendo representante do município em competições de nível regional e até mesmo estadual no futsal. Já em Campo Belo, tornei-me diversas vezes campeão Municipal pelo extinto Arapiraka. Também representei o time de Handebol da cidade em jogos regionais, atuando sempre na posição de goleiro.
Comecei a laçar e participar do movimento tradicionalista, incentivado por meu irmão caçula Lucas Lancini Barbosa, sem ao menos saber montar e manejar o laço. Eu tinha receio de cair do animal. Mas em uma brincadeira, num certo domingo de páscoa, meu irmão me emprestou seu animal e o laço para experimentar. Montei, joguei o laço, e para minha felicidade, não cai. Pelo contrário, gostei da brincadeira e continuo até hoje participando de rodeios e laçadas.
Para se ter uma idéia da minha perspicácia, fui eleito patrão do CTG Pioneiros no Laço de janeiro de 2002 até dezembro de 2007.
Correio dos Lagos ? Estas são as duas grandes paixões de sua vida ou possui outras que pode mencionar?
Flávio - A família está sempre em primeiro lugar.
Correio dos Lagos ? Segundo informações, se tornou o coordenador do MTG na região. Fale sobre essa experiência?
Flávio - Ser coordenador não é uma missão muito fácil. Tenho que cobrar dos laçadores e CTGs, o cumprimento das normas do MTG, o que nem sempre é devidamente respeitado. Porém, confesso que nunca tive problemas com nenhum dos patrões e peões dos CTGs da 14ª região, que são compostos pelos municípios de Capão Alto, Campo belo do Sul, Cerro Negro, Anita Garibaldi e Celso Ramos. Estou neste cargo para ajudar e não para prejudicar ninguém. Espero que até o final do mandato, que é no mês de agosto 2008, continue esse bom relacionamento existente até hoje.
Correio dos Lagos ? Recorda-se de como surgiu o apelido de Gatinho?
Flávio - Surgiu em uma brincadeira quando era funcionário do Banco Nacional S/A, agência de Campo Belo do Sul, pelo então gerente da agência, senhor Amilton da Silva Souza. Ele sempre me perguntava, o que eu ia fazer no final do expediente. Eu respondia, que ia ver a gatinha. Minha esposa, que era minha namorada na época, então me apelidou de gatinha. Ao passar do tempo evoluiu para gatinho, o qual sou chamado ate hoje.
Correio dos Lagos ? Deixe uma mensagem para os nossos leitores?
Flávio - Desejo que a cada manhã, você sinta em seu coração, a certeza de que a vida te espera sempre de braços abertos.
Rapidinhas:
Time do coração?
Internacional de Porto Alegre
Uma qualidade?
Honestidade
Uma vitória?
Minha Família
Uma derrota?
A perca de Meu Pai
Um sonho ou desejo?
Assistir um jogo do Inter no Beira Rio
Uma pretensão pessoal para 2008?
Trocar de Carro
Deixe seu comentário