Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
07 de Abril Dia mundial da saúde
Anita Garibaldi
07 de Abril Dia mundial da saúde
Uma extensa programação marcou, o dia mundial da saúde no Município de Anita Garibaldi. Palestras, verificação de pressão arterial, coleta para teste de glicemia, coleta de exame preventivo, exercícios e caminhadas, distribuição de panfletos com orientações de combate ao mosquito da dengue, foram algumas das atividades desenvolvidas pelos profissionais da Secretária Municipal de Saúde, Casa Lar e Rotary Kid?s.
As atividades aconteceram na praça Paulino Granzotto, no dia 07 de abril, com a finalidade de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e cuidados que devemos ter com relação a nossa saúde. ?Prevenir é a melhor medida para se reduzir custos com a saúde?, salientou a Secretária Municipal de Saúde, Ana Maria Duarte, uma das mentoras do evento.
Ações no combate ao mosquito da dengue
A vigilância ambiental, espalhou pela cidade cerca de 30 armadilhas artificiais, em lugares de bastante aglomeração de pessoas. Outras, 14 armadilhas foram instaladas em pontos estratégicos como borracharias e oficinas. Estes locais, estão sendo constantemente visitados pelo profissional responsável, com a finalidade de manter o controle do mosquito vetor da dengue. Além disso, o agente tem como função, fazer o levantamento do índice, trabalho este, realizado diariamente nas residências do perímetro urbano, visando eliminar os depósitos de água onde o mosquito se reproduz. ?É importante destacar que este programa somente terá sucesso, se a comunidade participar e colaborar na organização de sua propriedade, fazendo com que nós tenhamos uma cidade mais limpa, bonita e imune desta doença que muitas vezes pode ser fatal?, disse a Secretária Municipal de Saúde, Ana Maria Duarte.
?A melhor maneira de Prevenir a doença, é impedir a reprodução do mosquito?, emendou o agente Ademir Canani, o ?Didi?.
Segundo ele, o mosquito procura recipientes com água acumulada para desovar como pneus, latas, garrafas plásticas, vasos de planta, caixas d?água destampadas e piscinas não tratadas. ?Por isso é importante fazermos a nossa parte, cuidando do lugar onde vivemos, não deixando estes chamarisco para o mosquito vir a se proliferar?, concluiu Didi.
Deixe seu comentário