logo RCN

PARÓQUIA SANTA BÁRBARA

O OLHAR DOS DISCIPULOS MISSIONÁRIOS SOBRE A REALIDADE - (4ª PARTE)

Amados leitores e leitoras deste meio de comunicação, tão lido e respeitado em nossa região, mais uma vez venho através dele dar continuidade a essa reflexão que algum tempo estamos vindo refletindo com vocês que é o Documento de Aparecida; Texto Conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe.

Nesta edição, gostaria de dar continuidade ao Segundo capitulo deste Documento, falando de modo especial sobre a Situação de nossa Igreja nesta hora histórica de desafios.

A Igreja Católica na América Latina e no Caribe tem dado testemunho de Cristo; tem ajudado a dar orientações prudentes e a promover a justiça, os direitos humanos e a reconciliação dos povos.

O empenho da Igreja a favor dos mais pobres e sua luta pela dignidade de cada ser humano tem ocasionado, em muitos casos, a perseguição e inclusive a morte de alguns de seus membros, os quais consideramos testemunhas da fé. Os esforços pastorais deram e continuam dando muitos frutos.

Os esforços são vistos nos estudos bíblicos, pela Palavra de Deus; pela renovação da catequese a qual tem produzido fecundos resultados em todo o Continente.

A renovação litúrgica em particular na eucaristia, na religiosidade popular, a piedade eucarística e a devoção Mariana, são esforços muito grandes que dão resultados positivos de uma forma ou de outra.

Nosso povo tem estima pelos sacerdotes, muitas de nossas Igrejas contam com uma pastoral sacerdotal e com experiências concretas de vida em comum e de uma retribuição do clero mais justa.

Contamos também com o diaconato permanente ministério confiados aos nossos leigos. A formação em nossos seminários, nas casas de formação para a vida consagrada e nas escolas para o diaconato permanente.

Tantos missionários e missionárias fazendo um trabalho junto aos sacerdotes, aos consagrados e consagradas, leigos e leigas que a partir do nosso Continente, participam da missão ad gentes.

Há uma grande renovação pastoral nas paróquias, tem-se tomado consciência da importância da pastoral Familiar, da Infância e Juvenil. Cada vez mais vemos leigos e leigas, que se interessam por sua formação teológica como verdadeiros missionários da caridade, e se esforçam por transformar de maneira efetiva o mundo segundo Cristo.

Outras aparências positivas para o crescimento de nossa Igreja, são as pastorais sociais, a cáritas, a pastoral da comunicação. Temos rádios, televisão, cinema, jornais, internet os quais nos enchem de esperanças.

Tem se desenvolvido o diálogo ecumênico, dialogo interreligioso, tem aparecido às escolas de ecumenismo.

Sabemos que há pontos positivos, luzes, como também escuridão e sombras, como podemos ver na média, o aumento do clero, e, sobretudo das religiosas, distancia-se cada vez mais do crescimento populacional em nossa região.

Vê-se também um certo enfraquecimento da vida cristã no conjunto da sociedade e da própria pertença à Igreja Católica; um escasso acompanhamento dado aos fiéis leigos em suas tarefas de serviço à sociedade.

Na evangelização, na catequese e, em geral, na pastoral, persistem também linguagens pouco significativas para a cultura atual e em particular para os jovens, as mudanças culturais dificultam a transmissão da Fé por parte da família e da sociedade.

Alguns católicos por um motivo ou por outro tem se afastado do Evangelho, muitas vezes não é fácil o diálogo ecumênico com grupos cristãos que atacam a Igreja Católica com insistência.

Falta espírito missionário em membros do clero, inclusive em sua formação, falta solidariedade na comunhão de bens no interior das igrejas e entre elas.

Prezados leitores e leitoras chegamos ao final da reflexão do Segundo Capítulo, foi longa essa reflexão, mas espero ter colocado você a par do que realmente o Documento quer falar para nós missionários e missionárias do Reino de Deus.

Nas próximas edições veremos a continuidade deste documento com o Capitulo Terceiro, na segunda parte onde tem como título "A VIDA DE JESUS CRISTO NOS DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS" ? A ALEGRIA DE SER DISCIPULOS MISSIONÁRIOS PARA ANUNCIAR O EVANGELHO DE JESUS CRISTO.

 

PADRE ANGELO MANOEL DA CRUZ

PAROCO DE ANITA GARIBALDI

Anterior

07 de Abril Dia mundial da saúde

Próximo

Frota renovada e ampliada em Cerro Negro

Deixe seu comentário