logo RCN

22 de Abril dia do Planeta Terra

Como está a sua consciência em relação ao meio ambiente?

Basta ligar a tv ou folhar os jornais para nos deparamos com reportagens sobre catástrofes climáticas, aquecimento global, destruição das matas, acúmulos de lixos e muitos outros problemas relacionados ao meio ambiente. Com tanta informação, o que estamos fazendo para tentar inverter este quadro que cresce a cada dia?

Pesquisadores afirmam que o aquecimento global está ocorrendo em função do aumento de gases poluentes derivados da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, e outros) emitidos na atmosfera. Mas não somente estes gases são responsáveis pelo aquecimento global, o desmatamento, a queimada de matas e o acúmulo de lixo, muitas vezes jogados a céu aberto sem os devidos cuidados são grandes colaboradores deste efeito.

Fala-se do lixo nos grandes centros, mas como anda o cuidado com o lixo em nosso município? Percorrendo pelo interior de Anita Garibaldi, na localidade de Cachoeirinha, não muito longe do centro da cidade, nos depararamos com o que chamamos de falta de respeito à natureza e à população. Um grande depósito de lixo, lixo este que podemos citar como RECICLÁVEIS, jogados à beira da estrada em meio à árvores e um riacho. O que podemos pensar com a atitude de pessoas como estas que simplesmente transferem o problema de um local para o outro? Livrar-se do lixo que incomoda e não dar um destino correto a ele é apenas enganar os olhos de quem não quer ver.

Ouvimos sempre "O planeta pede socorro". Saiba que o planeta terra se regenera, ele até pode acabar um dia, mais isso poderá levar trilhões e trilhões de anos, enquanto a população que nele vive, esta sim pode desaparecer. Então quem será que pede socorro? O planeta ou os seres que nele vivem? Alguns animais já estão em extinção devido as ações do homem. Futuramente, todos com a nomenclatura de seres "racionais" os quais muitas vezes sem usar da razão, estão buscando sua própria extinção.

Temos direitos e deveres. É de direito ter o lixo coletado pelos órgãos públicos e este ter o destino correto, e é dever da população, fazer a separação do lixo e ter a consciência e a ação de preservação do meio ambiente. Deve-se viver o hoje, mas não esquecer que amanhã, mesmo você não estando aqui, haverá teus filhos, netos e bisnetos que poderão sofrer com as "heranças" deixadas pelos seus antepassados. Pense nisso na hora de jogar seu lixo!

 

População! Fique atenta. Se você sabe de algum local que está sendo usado como depósito de lixo, faça sua parte, denuncie. Vamos fazer uso de nossos direitos, pois agora contamos com um órgão responsável pelo meio ambiente no município de Anita Garibaldi.

Anterior

O treinador que não esquece sua origem

Próximo

Citricultura é o tema discutido em encontro no município

Deixe seu comentário