Filha de abdonesne e anitense conquista título inédito para o Brasil
Citricultura é o tema discutido em encontro no município
Celso Ramos
A Epagri em conjunto com a Secretaria Municipal da Agricultura e a Cooperativa dos Citricultores de Celso Ramos – COCICER, promoveram um dia de avaliação da cultura de Citros no município.
O encontro contou com a presença do Engenheiro Agrônomo da Epagri de Chapecó Gilberto Emilio Barella, técnico especialista no assunto que veio constatar possíveis problemas que possam afetar os pomares no momento e pensar no futuro desta cultura, bem como orientar o caminho correto que os integrantes do projeto devem seguir.
O engenheiro assessorou os técnicos e produtores e após as visitas a campo nos pomares ministrou uma palestra técnica argumentando, "Sendo ainda os pomares jovens não se encontrou problemas fitossanitários que me deixasse preocupado tecnicamente, pelo solo ser fértil, as mudas e variedades adquiridas serem de viveiro idôneo e recomendadas hoje pela pesquisa, há certa segurança em dizer que haverá sucesso neste novo empreendimento do agronegócio" finaliza Barella
O Extensionista Rogério Vieira argumentou "Os produtores devem estar atentos para que os pomares sejam implantados em áreas de menor risco às condições climáticas adversas que em alguns anos pode ocorrer".
Mauro Ros, extencionista local mostrou otimismo na continuação dos trabalhos desta cultura, falando aos citricultores, "Pelo que foi apresentado até o momento no campo e com a motivação do grupo destes produtores, temos certeza que este projeto terá um futuro promissor" ressaltou Mauro Ros.
A cooperativa conta com 25 sócios em uma área inicial de 23 hectares, eles acreditam nesta cultura e até projetam aumentar o pomar em mais de um hectare.
A cooperativa organizada e pensando em conjunto com os citricultores, darão juntamente com as lideranças locais, o impulso necessário para incrementar este projeto técnico e financeiro as nossas pequenas famílias rurais existentes no município de Celso Ramos, tendo como presidente Iltacir Paulo Guarda o qual também é produtor e citricultor.
Ficou definido em conjunto na reunião com todos os sócios da Cooperativa, Secretaria da Agricultura e Epagri, que novos encontros desta natureza devem ser realizados para assim garantir o sucesso nesta nova atividade no município. Já os técnicos da Secretaria da Agricultura Cleverson Ferrari e Rubens Varela acreditam muito no potencial dessa cultura, sendo mais uma fonte de renda para o pequeno produtor rural, contribuindo para a agregação de valores e propondo a permanência da família no campo.Maiores informações com
Mauro Ros Extencionista rural da Epagri de Celso Ramos ou pelos telefones 049 3547-12-29 ou 3547-11-48
Deixe seu comentário