logo RCN

Agricultores buscam ajuda do Governo Federal

Capão Alto

Aproximadamente 5 mil agricultores dos mais diversos municípios de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, participaram na manha de terça-feira (19), de uma mobilização na ponte do socorro, divisa dos dois Estados.

O evento foi organizado pelo Movimento dos Atingidos por Barragens - MAB, União das Câmaras de Vereadores da Serra Catarinense – Uveres e prefeituras municipais.

Anistia de R$ 10 mil nas dívidas para os pequenos agricultores e assentandos, permitir o financiamento de camponeses que pediram três proagros para a mesma cultura, patrulha agrícola e garantia de água para as propriedades com a construção de poços artesianos, estavam na pauta de reivindicação.

De acordo com o coordenador do MAB na região, André Sartori, o objetivo principal da manifestação é buscar ajuda dos Governos Federal e Estadual em função das perdas causadas pela estiagem que assolou a região nos últimos meses. "Estamos aqui mobilizados, pedindo pacificamente a anistia dos pronafs para os pequenos agricultores que passam por grandes dificuldades em função da estiagem e também da crise mundial", comentou Sartori, dizendo em alguns municípios as perdas na safra de grãos passam de 50%.

De acordo com o presidente da Uveres, João Cidinei da Silva, esse pleito é justo e necessário, pois pode significar a permanência de muitos agricultores no meio rural. "Para muitos deles essa ajuda que buscamos representa a garantia do plantio na próxima safra, e mais que isso, uma forma dos nossos agricultores não precisarem se desfazer de seus bens para pagar as dividas, amenizando a gravidade do problema enfrentado por eles no momento", salientou João Cidinei.

Durante pelo menos duas horas a ponte que separa os dois estados foi fechada pelos manifestantes, resultando numa enorme fila de veículos nos dois sentidos da pista. No inicio da tarde, eles se deslocaram até a agencia do Banco do Brasil de Lages, onde entregaram uma cópia da pauta de reivindicação.

Anterior

SDR de Lages realiza Força tarefa em Capão Alto

Próximo

Município adota método de alfabetização Alfa e Beto

Deixe seu comentário