Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Carnaval e suas origens
Jornal Correio dos Lagos
O carnaval tem suas origens no entrudo português onde no passado as pessoas jogavam uma nas outra água, ovos e farinha. Considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo, chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciada pela festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Na França e Itália o carnaval era comemorado em forma de desfiles urbanos e os carnavalescos usavam máscaras e fantasias.
No Brasil, final do século XIX começaram aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos “corsos”. As pessoas fantasiavam-se, decoravam seus carros e desfilavam pelas ruas. Daí o surgimento dos carros alegóricos das escolas de samba de hoje.
No século XX surgiu as marchinhas de carnaval, tornado a festa cada vez mais animada, conhecida e popular.
A primeira escola de sanba surgiu no Rio de Janeiro chamada de Deixa falar, criada pelo sambista Ismael Silva. Hoje a escola Deixa Falar é conhecida como Estácio de Sá. A partir daí o carnaval de rua começou a ganhar novo formato, começam a surgir novas escolas de Samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de samba, começam os primeiros campeonatos para escolher qual escola mais bonita e animada.
O carnaval de rua manteve suas tradições originais na região Nordeste do Brasil, em cidades como Recife e Olinda. Lá, as pessoas saem nas ruas no embalo do ritmo do frevo e maracatu.
Na cidade de Salvador os trios elétricos em forma de blocos embalam as multidões com cantores típicos da região como Claudia Leite, Ivete Sangalo, Olodum.
Os carnavais comemorados em clubes também são opções.
Neste ano de 2010 os vencedores das Escolas de samba foram: Rosas de Ouro em São Paulo e Unidos da Tijuca no Rio de Janeiro.
Deixe seu comentário