logo RCN

Comercialização de produtos da Agricultura Familiar

Anita Garibaldi

No último dia 10 de fevereiro (quarta feira), na Casa de Barro, a Cooperativa Ecoserra, Filial de Anita Garibaldi, realizou importante reunião para discussão do tema da comercialização de produtos da agricultura familiar. A Cooperativa, com sede em Lages, atua em todo o planalto serrano catarinense e é hoje uma referência nacional na comercialização de produtos orgânicos. A Filial da Ecoserra em Anita Garibaldi funciona junto à sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e trabalha desenvolvendo a agricultura orgânica junto aos agricultores familiares e comercializando insumos e produtos agroecológicos.
Na pauta desta reunião esteve em debate a certificação de produtos orgânicos e os procedimentos que a Rede Ecovida estará tomando nos próximos dias; As novas regras e critérios nos encaminhamentos do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) do Governo Federal através da Conab; e a aquisição de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar cumprindo a recente legislação aprovada que obriga que no mínimo 30% da merenda escolar seja comprada diretamente de agricultores familiares e suas organizações.
No final ficou encaminhado a realização de visitas do Conselho de Ética da Rede Ecovida aos grupos de agricultores para agilizar os processos de certificação. No PAA o valor para os projetos em 2010 passa a ser de R$ 4.500,00 por agricultor/ano e já estão cadastrados junto a filial 90 agricultores interessados em ingressar no grupo de comercialização. Na merenda escolar a Ecoserra se credenciou junto à Prefeitura Municipal de Anita Garibaldi para fornecer os produtos da agricultura familiar.O processo está em andamento e nos próximos dias estará se definindo.
Participaram desta reunião além do pessoal da Ecoserra, também os representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, das escolas municipais, Associações, Hospital e Secretaria Municipal da Agricultura.

Anterior

Usina Hidrelétrica Campos Novos completa três anos de geração

Próximo

Carnaval e suas origens

Deixe seu comentário