Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
CONFIRA ENTREVISTA COM OS CANDIDATOS A PREFEITURA DE ANITA GARIBALDI
Anita Garibaldi
Correio dos Lagos - Qual o principal motivo de sua candidatura?
Claudionor de Macedo -
Melhorar a vida do povo, governando de forma que o poder público municipal cumpra o papel de indutor do desenvolvimento, reestruturando a máquina administrativa e desenvolvendo políticas públicas para todas as áreas.Jorge Peterle - Por gostar do Município que escolhi para residir e trabalhar com a minha família, e para que o árduo trabalho desenvolvido pela atual administração tenha continuidade, com o objetivo de promover o desenvolvimento e o bem estar de toda a comunidade.
Roberto Marin - Além de cumprir a missão que me foi confiada pelo meu partido DEMOCRATAS e nosso tradicional aliado Partido Progressista ? PP, tenho como motivação dar continuidade ao trabalho que realizei no mandato 2001/2004, em prol da realização dos anseios da população Anitense.
Correio dos Lagos - Você se sente preparado para assumir o posto de Prefeito de Anita Garibaldi? Por que?
Claudionor de Macedo - Sim. Por que temos uma experiência acumulada no trabalho com o povo de Anita Garibaldi a frente de várias lutas em defesa dos trabalhadores, moramos aqui e participamos da vida da nossa comunidade em todos os momentos, conhecemos muito bem a realidade sócio-econômica da nossa gente, além de contarmos com relações políticas sintonizadas com o Governo Federal.
Jorge Peterle - Sim. Pela experiência adquirida ao longo do tempo, tanto na vida pública, como na condição de empresário, sempre pautando pela simplicidade, honestidade e muito trabalho. E tenho o privilégio de ter o Tadeu como companheiro de chapa que, por suas qualidades, vai desempenhar um papel importante na administração.
Roberto Marin - Sim, me sinto perfeitamente preparado para desempenhar essa função, pois, além da minha formação escolar, conto com a experiência de já ter sido Prefeito e ter feito uma boa administração com menos da metade dos recursos de que o Município dispõe atualmente.
Correio dos Lagos - Quais serão suas primeiras providências, ao assumir a prefeitura de Anita Garibaldi, caso vença as eleições do dia 5 de outubro?
Claudionor de Macedo - Fazer um levantamento geral da situação da prefeitura em todas as secretarias, verificar se existem projetos em andamento junto aos governos Federal e Estadual para dar continuidade. Discutir e implementar com a equipe de governo e funcionários um programa de gestão competente que melhore e agilize o trabalho e o atendimento a população em todas as áreas de responsabilidade da prefeitura.
Jorge Peterle - Organizar a equipe de trabalho, estabelecer as metas, e fazer com que cada servidor público se sinta um companheiro de trabalho, para que possamos atender cada vez melhor a população e atingir nossos objetivos.
Roberto Marin - Dar início à implantação do meu Plano de Governo que abrange todas as áreas da Administração Municipal.
Correio dos Lagos - Quais são seus planos para os seguintes setores:
Claudionor de Macedo - Agricultura
Fortalecimento e diversificação produtiva da agricultura como forma de ampliar a renda. Qualificar e estruturar as associações, melhorar a assistência técnica e proporcionar aos agricultores o acesso à políticas públicas do governo federal como Programa de Aquisição de Alimentos, Compra Direta Antecipada, Programa de Garantia de Preços. Criação de um programa de incentivo a estruturação de agroindústrias rurais.
Educação
Adequar o plano de cargos e salários dos professores ao novo piso nacional, valorizar e oportunizar qualificação aos educadores, garantir infra estrutura adequada como internet e biblioteca a toda comunidade escolar, renovar e ampliar o transporte escolar. Buscar recursos junto ao Ministério da Educação para ter uma creche funcionando em período integral. Estender o ensino de jovens e adultos às comunidades. Melhorar as condições de transporte dos universitários.
Saúde
Primar pelo atendimento humanizado e de qualidade. Apoiar a realização de convênio com o Programa Farmácia Popular do Brasil proporcionando a população o acesso a medicamentos com custo reduzido. Reativar o Conselho Municipal de Saúde e fomentar junto a Amures um debate para reestruturar o Consórcio Intermunicipal de Saúde. Buscar parceria com o Ministério da Saúde para ampliar o Programa Saúde da Família.
Obras
Ampliar a patrulha de máquinas oferecendo condições de realizar melhoramento e conservação das estradas, com cascalho, recuperação de pontes e bueiros. Acabar com a discriminação de fazer para alguns e deixar outros sem o devido atendimento. Realizar convênios com Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal para construção de calçamento nos bairros.
Esporte
Transformar a CME em Fundação Municipal de Esportes, possibilitando o aporte de mais recursos para apoiar as iniciativas existentes e incentivos a novas atividades. Construir quadras poli esportivas na cidade e no interior, parques infantis e academia para melhor idade.
Jorge Peterle - Agricultura
Manutenção e incremento de todos os programas já existentes, com prioridade para diversificação de culturas, fruticultura, hortigranjeitos. Manter assistência técnica plena e constante, através de equipe formada por agrônomos, técnicos e médicos veterinários. Distribuição de calcário e sementes, aquisição de máquinas, equipamentos e implementos, bem como cascalhamento do acesso à todas as propriedades produtoras de leite.
Educação
Continuar dando prioridade, apoio e incentivo total à educação. Oferecer cursos de aperfeiçoamento e qualificação do magistério. Uniforme e material didático aos estudantes. Merenda escolar com orientação de nutricionistas. Transporte escolar de qualidade, com conforto e segurança aos alunos da rede municipal e estadual, com transporte subsidiado aos universitários.
Saúde
Criar um Posto de Saúde no Bairro Copercampos, manter os Postos já existentes, bem como o atendimento móvel, com médicos, odontólogos, fisioterapeutas e demais profissionais da saúde. Atendimento odontológico junto às escolas. Melhorar os Programas de Saúde da Família e criar mais dois programas de Estratégia de Saúde da Família. Manter e ampliar o convênio CIS/AMURES, com veículo maior para transporte de pacientes.
Obras
Adquirir um britador móvel, uma escavadeira hidráulica e duas retroescavadeiras, para incrementar a patrulha, que atuará na recuperação e manutenção das estradas municipais, com prioridade para as linhas de leite, transporte escolar e escoamento da produção agropecuária. Manter e ampliar o programa de calçamento das ruas da cidade, criar novas praças e áreas de lazer e desenvolver o programa de saneamento básico da cidade.
Esportes
Criar a Secretaria Municipal de Esportes. Elaborar um calendário esportivo que integre toda a comunidade, dando incentivo para as escolinhas de futebol e a prática de outras modalidades esportivas. Construir uma pista de arrancadão para Caminhões. Iluminar o Estádio Municipal e construir quadras poliesportivas nos bairros. Incentivo ao tradicionalismo com melhorias na estrutura da hípica e cancha de laço.
Roberto Marin - Agricultura
A atividade rural, agricultura/pecuária, é indiscutivelmente o principal setor gerador de riquezas do município, portando a ele o poder público deve destinar todo o incentivo possível, especialmente na criação de alternativas de geração de riquezas, como a fruticultura, etc. com decisivo apoio às associações de agricultores e imediato cascalhamento das linhas de leite, além da contratação de veterinário e técnicos para apoiar a atividade leiteira.
Educação
A educação é um dos fatores utilizados pela ONU para calcular o Índice de desenvolvimento humano de um Município; o nosso IDH é um dos mais baixos do Estado, portanto precisamos revolucionar a educação no Município, inclusive com a implantação paulatina do tempo integral nas escolas, com doação de uniformes, apostilas aos alunos e incentivos aos professores e funcionários da rede municipal.
Saúde
Pretendemos dar continuidade à revolução que fizemos na saúde no decorrer do mandato anterior, quando triplicamos todo o tipo de atendimento oferecido à população Anitense, como ampliação das instalações e equipamentos, inclusive transporte, medicina especializada, prevenção e tratamento de todas as enfermidades, bem como melhorar e ampliar o atendimento no Posto de Saúde com aumento do quadro profissional
Obras
No setor de obras, cuidaremos da infra-estrutura viária do Município, como pavimentação de ruas, terceirização das estradas troncais do interior do Município e divisão do território municipal em setores de obras e serviços, equipamentos urbanos, habitação, saneamento básico, etc.
Esportes
A atividade esportiva, como já fizemos na administração anterior, terá todo o incentivo da administração com vistas a proporcionar saúde, lazer e vida social de alto padrão à nossa juventude.
Correio dos Lagos - Quais os motivos que as pessoas teriam para votar na sua pessoa?
Claudionor de Macedo - Hoje reunimos as condições necessárias para governar o município de Anita Garibaldi com planejamento, eficiência, racionalidade da máquina pública, controle social de governo, transparência e eficácia condições estas capazes de promover e garantir o desenvolvimento humano, social, político, cultural e econômico de todos os (as) Anitenses.
Jorge Peterle - Pela longa convivência e participação na vida de toda a comunidade anitense, pela honestidade, seriedade e trabalhos prestados ao Município. Também pela capacidade administrativa já demonstrada e comprovada por todos, tanto na administração pública, quanto na atividade privada.
Roberto Marin - A experiência já vivida na gestão 2001/2004, com uma administração séria, transparente, criativa, participativa, alegre, capaz de buscar recursos em outras esferas administrativas para realização de obras e serviços; voltada ao trabalho e aos interesses do povo e a certeza de propostas sem ilusões mentirosas ou seja, com Verdade e Progresso.
Correio dos Lagos - Anita Garibaldi tem se desenhado um pólo micro-regional nos últimos anos. O que pretende fazer para manter e até melhorar essa performance de nosso Município?
Claudionor de Macedo - Essa posição de Anita Garibaldi é uma conquista de todos os segmentos da nossa sociedade, comércio, prestadores de serviço dentre outros. O poder público deve apoiar iniciativas para manter e ampliar essa conquista, buscando a inclusão do município no Território da Cidadania e liderando uma frente de municípios para a criação de uma mesorregião.
Jorge Peterle - Incentivar o comércio e a indústria local, atraindo novos investidores e criando mais postos de emprego, valendo-se dos acessos asfálticos da SC 458, da SC 456 que liga ao Rio Grande do Sul e ligação asfáltica com Celso Ramos, atraindo investimentos da agroindústria do Oeste do Estado.
Roberto Marin - A administração há que buscar meios para consolidar e ampliar essa liderança através do aperfeiçoamento das suas estruturas e serviços, públicos e privados , voltados para os interesses da micro-região.
Correio dos Lagos - No seu plano de governo tem alguma ação que possa atrair a instalação de novas empresas em nossa cidade e assim, garantir a geração de empregos?
Claudionor de Macedo - Anita Garibaldi tem condições e necessita criar uma área industrial devidamente organizada conforme o Plano Diretor. Este espaço deve dispor de energia elétrica, água, acesso fácil e de qualidade. Vamos discutir com a sociedade através do legislativo a criação de um programa de incentivo fiscal que torne o município atraente a instalação de novas empresas. É necessário ainda buscar formas de incentivar as empresas existentes que já contribuem com o município.
Jorge Peterle - Sim. Criação de uma Área Industrial, com cedência de lotes em comodato, disponibilidade de infraestrutura e incentivos fiscais e todo o apoio necessário para sejam criados novos postos de trabalho para atender à grande necessidade da população.
Roberto Marin - A empresa, notadamente a indústria, que é a grande geradora de empregos, privilegia para sua instalação, a proximidade com a matéria prima, com o mercado ou com a mão de obra especializada; partindo de tais indicadores, a nossa condição de pólo micro-regional já é uma atrativo de mercado, vamos portanto buscar o aprimoramento dessa condição; a mão de obra especializada, vamos buscar através do melhoramento da qualidade da nossa educação, e, no que diz respeito à matéria prima, temos aqui a área da madeira e da agroindústria e é por este caminho e com incentivos fiscais que vamos perseguir essa meta.
Correio dos Lagos - Uma grande obra que pretende realizar em sua gestão, caso seja o prefeito eleito de Anita Garibaldi?
Claudionor de Macedo - Implementar um Projeto de Saneamento Básico que proporcione a redução dos riscos de transmissão de doenças, que avance na cobertura do abastecimento de água inclusive no meio rural. Este projeto deve contemplar o tratamento do esgoto sanitário e dos resíduos sólidos. É importante e necessário promover a educação sanitária e a participação social da população na implementação destas iniciativas.
Jorge Peterle - Execução do projeto de saneamento básico para toda a cidade, com a construção de rede de esgoto e estação de tratamento
Roberto Marin - Não temos uma obra em especial a destacar no nosso plano de governo, mas sim um conjunto de obras de infra-estrutura econômica e social capaz de garantir um salto de progresso, de bem estar e de atendimento aos anseios da nossa terra, da nossa gente.
Correio dos Lagos - Qual será a marca de sua administração? O que o povo pode esperar?
Claudionor de Macedo - A nossa administração será marcada pela transparência e o uso correto dos recursos públicos. O povo pode esperar atenção especial na conservação das estradas que é o maior pleito da nossa população, bem como melhores condições de atendimento a saúde.
Jorge Peterle - Seriedade, honestidade, dedicação e muito trabalho.
Roberto Marin - O que o povo pode esperar e sabe disso, é uma administração de trabalho sério, sem demagogia, com equipe competente, sem mentiras e com realizações e conquistas a favor da população Anitense .
Correio dos Lagos - Qual o setor do Município que irá receber a maior atenção durante os próximos quatro anos? Por que?
Claudionor de Macedo - Dentre as prioridades está a agricultura, por que é a vocação do nosso município, é um segmento importante da economia de Anita Garibaldi. Colocando em prática bons projetos que possam agregar valor aos produtos, facilitar a comercialização e aumentar a renda, proporcionaremos condições de dignidade aos agricultores e agricultoras, além de fortalecer o comércio local.
Jorge Peterle - Não haverá um setor privilegiado em nossa administração. Todos são igualmente importantes e terão a devida atenção para que toda a população tenha o melhor atendimento possível.
Roberto Marin - Sem prejuízo dos demais setores como agricultura, saúde, infraestrutura econômica e social, daremos especial atenção à educação do Município, pelas razões já enumeradas e pela situação de déficit em que nos encontramos nessa importante área.
Correio dos Lagos - Fale sobre os incentivos que pretende dispensar para promover o turismo em nosso Município?
Claudionor de Macedo - Precisamos elaborar um plano estratégico para desenvolver o turismo, valorizar e consolidar a imagem hospitaleira do nosso povo, apoiar e incentivar a criação de rotas de turismo rural valorizando as belezas naturais, culturais e também a nossa gastronomia. Para isso temos que buscar recursos no Ministério do Turismo apresentando projetos viáveis que estejam sintonizados com nossos potenciais.
Jorge Peterle - Oficializar no calendário de festas do MEC, as festas do Migrante, da Jabuticaba e do Motorista. Melhorar o acesso aos pontos turísticos e incentivar a construção de pousadas e áreas de lazer junto aos lagos e demais pontos turísticos.
Roberto Marin - Precisamos valorizar e investir em propaganda das diversidades territorial, étnica e cultural que caracteriza a nossa região, notadamente com o surgimento dos lagos e paisagens decorrentes das barragens; precisamos nos empenhar politicamente para eliminar o grande gargalo ainda existente, que é o trecho de SC/458 Anita Garibaldi-Celso Ramos, que nos isola do Oeste do Estado e por extensão do turista da Argentina, Paraguai, etc.; vamos mobilizar todas as forças vivas da comunidade nesta direção.
Correio dos Lagos - Anita Garibaldi continua sendo um Município essencialmente agrícola, apesar do crescimento do comércio nos últimos anos. No seu entendimento os investimentos maiores precisam ser realizados no interior para privilegiar os agricultores que basicamente mantém a economia local ou deve existir um balanceamento, atendendo ao mesmo tempo, o homem do campo e a faixa-etária da população que reside na cidade?
Claudionor de Macedo - É necessário pensarmos o desenvolvimento do nosso município de forma que todos os segmentos sejam contemplados, sem privilégio a uns em detrimento de outros. O meio rural tem suas necessidades específicas assim como o urbano também devemos ter bom senso e direcionar as políticas públicas com coerência observando a realidade de cada setor.
Jorge Peterle - Naturalmente, no nosso entendimento, tanto a população do interior quanto a da cidade, merecem o mesmo atendimento por parte do poder público, de acordo com as suas necessidades.
Roberto Marin - O meio rural é mais carente e necessita de especial atenção da administração, entretanto o desenvolvimento econômico e social de uma comunidade municipal, deve ser equilibrado, portando, não se pode descuidar de nenhum setor da sociedade; a melhor alternativa é fortalecer a economia do Município, gerando riqueza e renda para a agricultura, com reflexo direto na atividade econômica urbana.
Correio dos Lagos - Tem conhecimento de pontos turísticos de Anita Garibaldi? Qual a atenção que pretende dispensar para estes locais?
Claudionor de Macedo - Sim. Pretendemos incluir a divulgação de nossas belezas naturais nos roteiros turísticos regionais de Santa Catarina, além de estimular a articulação de um calendário anual de atividades como: cavalgadas, trilhas ecológicas, pesca esportiva e passeios náuticos tornando esses locais conhecidos e valorizados.
Jorge Peterle - Sim. Por residir aqui e gostar desta cidade, conhecendo todos os cantos e recantos do Município, tenho pleno conhecimento de todos os pontos turísticos que, uma vez eleito, pretendo fazer com que sejam conhecidos e explorados para aumentar a receita de todo o comércio local.
Roberto Marin - Sim, os pontos turísticos são catalogados e serão objeto de atenção especial da administração, notadamente quanto ao seu acesso, a sua urbanização quando for o caso e com a preservação da sustentabilidade ecológica, mapas de acesso, etc.; o turismo de eventos, como a Festa do Migrante e a da Vindima para comercialização da uva, será devidamente incentivado.
Correio dos Lagos - Na área social. Quais serão suas prioridades?
Claudionor de Macedo - Constituir o Conselho Municipal de Habitação para colaborar na gestão de um programa de construção de moradias e pleitear no Ministério das Cidades recursos para atender esta importante demanda. Moralizar o programa Bolsa Família proporcionando as famílias acesso a capacitação profissional. Desenvolver ações de caráter permanente para o resgate da cidadania, como por exemplo: trabalho com hortas comunitárias e educação alimentar, nutricional e para consumo.
Jorge Peterle - Construção de um Centro de Eventos, voltado às atividade sociais e culturais do Município.
Desenvolvimento de programas de habitação urbana e rural, através de convênios com os Governos Estadual e Federal. Atenção especial à Terceira Idade, com a construção do Centro de Convivência do Idoso.
Roberto Marin - O saneamento básico, a construção de casas populares, a geração de empregos, a integração com os programas sociais do Governo Federal, serão objeto das nossas preocupações.
Correio dos Lagos - Para finalizar, deixe uma mensagem aos eleitores desta maravilhosa cidade.
Claudionor de Macedo - A renovação e a mudança são essenciais para o aprimoramento da democracia, desta forma estamos nos colocando a disposição do povo de Anita Garibaldi para dar nossa contribuição ao desenvolvimento humano, econômico e social através de uma proposta objetiva e possível de se realizar. Respeitando as diferentes opiniões queremos pedir o seu voto, vencer as eleições e dar vida nova para o município de Anita Garibaldi.
Jorge Peterle - Conclamamos toda a população anitense para refletir e votar em quem faz mais e melhor para o povo. Na única coligação que tem o apoio dos governos estadual e federal na busca de convênios indispensáveis para o desenvolvimento de nossa terra. Pedimos, respeitosamente, o apoio e o voto consciente dos anitenses, e pedimos a Deus que ilumine todas as famílias e que tenhamos força, coragem e fé, para bem desempenhar o mandato se assim decidir o povo de Anita Garibaldi.
Roberto Marin - Aproveito esta oportunidade para pedir o voto de todos os anitenses, para implantarmos uma administração que gere progresso, esperança e oportunidades ao nosso povo e a quem quiser aqui se instalar para trabalhar ou simplesmente conosco conviver; uma administração comprometida com a Verdade e o Progresso, sem mentiras, ilusões ou fantasias .
Deixe seu comentário