Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Crianças são estimuladas a formar conceitos na escola
Anita Garibaldi
A criança necessita de estímulos e oportunidades que alimentem o seu impulso natural de curiosidade. Partindo dessa concepção, as professoras Dinamara Moreira e Eliane Maia, estão utilizando recursos variados, como objetos concretos, cantigas, jogos, brincadeiras e outras atividades para incitar a criatividade dos alunos de educação infantil (5 anos) do núcleo de ensino Anir Dalmora, no Bairro Borges, em Anita Garibaldi.
De acordo com a professora Dinamara, dessa forma, a criança adquire habilidades para resolver situações do dia-a-dia, desenvolvendo a percepção e a sensação do mundo em que vive. \"Precisamos proporcionar neles a autoconfiança e, conseqüentemente, independência\", ressaltou a professora.
Segundo ela, as atividades elaboradas para as crianças devem ser vistas por elas como gostosas brincadeiras de pensar, cuja função é propiciar e garantir um ambiente saudável e não discriminatório de experiências educativas e sociais variadas. \"Na construção deste ambiente é fundamental mostrar o caminho e não conduzir pelo caminho\", afirmou Dinamara.
\"Precisamos sempre querer, sempre adquirir novos e variados conhecimentos, valendo-nos do material que temos em mãos: a criatividade\", emendou Eliane Maia, dizendo que \"é isso que nos leva a agir sobre a criança no plano afetivo-emocional, no desenvolvimento da personalidade, no ritmo próprio, nas expressões de seus desejos e ações, enfim, na sua pessoa\".
Escola recebe elogios da secretaria de educação
O Secretário Municipal de Educação, Milton Paschoal Borges, informa que o Centro de Educação Infantil Anir Dalmora, setor do Bairro Borges, conta hoje com 126 alunos de 2 a 5 anos matriculados, atendidos por oito professores efetivos e sete professores auxiliares, uma merendeira e dois auxiliares de serviços gerais.
Para ele, a qualidade da aprendizagem, alfabetização e letramento, a partir da primeira série onde a criança inicia aos seis anos, dependem da sociabilidade e a coordenação motora adquirida na educação infantil. \"A melhoria da qualidade do ensino fundamental, depende diretamente da qualidade da educação infantil e a qualidade de ensino aplicada aos alunos do núcleo Anir Dalmora, é convincente e merece o nosso reconhecimento\", salientou o Secretário.
Deixe seu comentário