Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Curso forma outra turma de inseminadores artificiais
Anita Garibaldi
No período de 14 a 18 de abril, 16 agricultores participaram do Curso de Inseminação Artificial, em Bovinos.
O Curso foi promovido pelo Instituto Brasileiro de educação em negócios sustentáveis ? IBENS, em parceria com a Associação União das Comunidades da Vila Petry, AAFEAG, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Anita Garibaldi, Cooperserra de Pinhal da Serra e Gabinete da Senadora Ideli Salvati. A finalidade do evento, era capacitar agricultores do interior de Anita Garibaldi, que não tem conseguido vagas nos cursos oferecidos pela região. ?Os cursos são realizados fora de Anita Garibaldi e isto dificulta a participação dos agricultores que precisam se afastar de suas propriedades por uma semana, para fazer o curso?, afirma Paulo Pinheiro, Presidente da Associação da Vila Petry.
?Este é o segundo curso de Inseminação Artificial que o IBENS realiza em Anita Garibaldi, e o Instituto prefere organizar os cursos direto nas comunidades dos agricultores, formamos 14 agricultores inseminadores em 2006 e agora formamos mais 16 agricultores inseminadores. Com isso ganham as comunidades e ganham os municípios da região, afinal são 30 novos inseminadores capacitados em menos de dois anos trabalhando na região?, conta o Coordenador do Ibens na região, Gilmar Zolet Vieira, lembrando que a parte teórica foi ministrada no Centro de Educação Ambiental (Casa de Barro) e a parte prática nas mangueiras da Fazenda do pecuarista Atílio Gracietti, situado na Vila Petry, gentilmente cedida pelo proprietário.
Segundo ele: ?Uma contribuição fundamental para o êxito do curso foi o empréstimo das vacas para a realização das aulas práticas, e neste sentido contribuíram com animais os agricultores Atílio Gracietti, Helio Gracietti, Nasio Zeno Salmória, Deoclécio Zaparolli, Osmar Zaparolli e Edino Menegazzo. Também agradecemos a disponibilidade do Médico Veterinário Luiz Carlos Baldasso da Cidasc pelo apoio logístico?, falou Zolet.
O curso foi ministrado pelo Médico Veterinário Valdomiro Castagna da empresa Lagoa da Serra, com quem o Instituto mantém parceria. A empresa Lagoa da Serra é fundadora da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (ASBIA), que é o órgão que fiscaliza os cursos de inseminação artificial no Brasil e controla a emissão de certificados. ?Os cursos ministrados em Anita Garibaldi são de alta qualidade e reconhecidos pela ASBIA?, disse Valdomiro.
Para que a comunidade saiba quem participou do curso e está capacitado como inseminador, esta é a lista dos nomes dos participantes e suas respectivas Comunidades:
Rogério Ribeiro da Costa (Cachoeirinha), João Valtrik de Cordova (Rosário), Cláudio Freski (Barro Preto), Luiz Antonio Motta (São José), Evaldo Menegazzo (Vila Petry), Laércio Ferreira dos Santos (Lagoa da Estiva), Ademir Tadeu Soares (Divino), Jair dos Santos Sutil (Vila Petry), Alessandro Freski (Santo Ângelo), José Clovis de Godói (Freguesia), Elias Stank (RRC 15 de Fevereiro), Adelar Sutil (RRC Anita I ? Boa Vista) de Anita Garibaldi. Marciano Santos da Silva e Belomir dos Santos (Pinhal da Serra), João Edemilson Claus Varela (Lageado dos Bonecos ? Campo Belo do Sul), Francisco Nicanor Mota (Sagrado ? Cerro Negro).
Deixe seu comentário