logo RCN

Leitura como fonte de conhecimento e prosperidade

Anita Garibaldi

 

A Escola de Educação Básica Padre Antônio Vieira, no centro de Anita Garibaldi, uma vez por semana, simplesmente pára por completo. Durante um período de 20 minutos, alunos, professores, merendeiras e direção, trocam suas tarefas curriculares, pela leitura e a busca do conhecimento. O projeto está acontecendo durante o mês de abril.

Concentrados, eles se atém às histórias contidas nos livros. ?Eu adoro este momento. É uma oportunidade de estarmos aprimorando nossos conhecimentos?, afirma Mariana Dalamico, 13 anos, aluna da 8ª série vespertino.

A menina conta que desenvolveu o gosto pela leitura e, isso tem trazido bons resultados em sala de aula. ?A gente sempre aproveita algumas idéias trazidas dos livros durante as aulas?, disse a estudante, revelando que tem preferência por títulos de auto-motivação e relacionamento humano.

A parada da leitura, como se tornou conhecida, acontece às quartas-feiras, no pátio da escola.

De acordo com o administrador escolar, João Maria da Silva, a atividade tem por finalidade, despertar o gosto pela leitura na vida das pessoas. ?A leitura é a base do conhecimento, sem leitura nada feito?, ressaltou o educador, avaliando que todos deveriam adotar o hábito pela leitura como se fosse uma alimentação para o corpo e a mente.

Segundo ele, atualmente o costume pela leitura tem ultrapassado limites. ?Antes as pessoas até tinham interesse, mas infelizmente faltava oportunidades. Atualmente, o acesso ficou bastante facilitado?, comentou João Maria, lembrando de uma história que acontecereu na antiguidade. ?Em certos segmentos da sociedade, os livros eram envenenados, depois de lidos pela elite para que à classe popular não tivesse acesso?, revelou, afirmando que isso acontecia devido a grande importância dos assuntos e para que a classe dominante nunca fosse cobrada pelos atos realizados, ou deixasse de estar no poder.

Datas comemorativas, como o dia internacional do livro infanto-juvenil, dia nacional do livro infantil (homenagear o escritor Monteiro Lobato) e o dia mundial do livro e do direito do autor, influenciaram para que a iniciativa fosse realizada na escola. ?A leitura é parte fundamental para o desenvolvimento intelectual, portanto, devemos cultivar esse hábito diariamente?, ponderou a diretora Sirlei Bertuol Decorégio.

Anterior

Curso forma outra turma de inseminadores artificiais

Próximo

Prefeitura recebe 5 veículos e ônibus da receita federal

Deixe seu comentário