logo RCN

Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito

Seu Dinheiro, Sua Escolha, Sua Cooperativa de Crédito por Gilmar Zolet Vieira

O Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito, desde 1948, tem sido celebrado na terceira quinta-feira de outubro e este mesmo mês dedicado ao cooperativismo em muitos lugares do mundo. Neste ano de 2009 o tema escolhido para celebrar a data foi "

Seu Dinheiro, Sua Escolha, Sua Cooperativa de Crédito", e com esse tema os organizadores quiseram mostrar para associados e não associados que o relacionamento sincero e transparente entre membros e cooperativa é o carro-chefe dos planos cooperativistas de hoje e do futuro.SICOOB (Credicanoas, e outras), SICREDI, UNICRED e ANCOSOL (Cresol, Crehnor, e outras) e 23% são consideradas cooperativas solteiras por não estarem vinculadas a algum sistema de abrangência nacional.

Na Região dos Lagos a referência em cooperativismo de crédito é a Credicanoas, filiada ao Sistema SICOOB, a Cooperativa de Crédito Rural Vale do Rio Canoas (Credicanoas) foi fundada em 09/12/1994 e iniciou suas operações em 17/08/1995. Atualmente a Cooperativa está com 4100 associados assim distribuídos: 1343 associados em Abdon Batista, onde funcionam a Agência Central e Administração, 764 associados em Celso Ramos, 757 associados em Vargem, 642 associados em Anita Garibaldi e 615 associados em Cerro Negro. Em todos estes cinco municípios têm agências atendendo ao público, mas somente a agência de Abdon Batista está atendendo conforme as normas do Banco Central, nas outras agências o horário de atendimento ao público é reduzido.

Um processo de planejamento estratégico que está sendo desenvolvido pela Cooperativa pode alterar este quadro, ampliando o atendimento ao público e expandindo a Cooperativa para outros municípios. Anita Garibaldi é um dos municípios que pode, em breve, ter uma agência mais ampla e o horário de atendimento ao público ampliado. O Conselho de Administração da Credicanoas é composto por sete membros, com representantes de todos os municípios de abrangência da cooperativa, a Presidência está a cargo do Sr. José David Mamcheim e o Secretário Geral a cargo do Sr. Édio João Hermes. O Conselho Fiscal é composto por seis membros. Os dois conselhos se reúnem mensalmente para discutir e fazer encaminhamentos de interesse da cooperativa.

O Presidente do Conselho de Administração, José David, lembra que "As primeiras discussões sobre este tema foram feitas com a assessoria do Centro Vianei de Lages e nos primeiros anos foi muito difícil, começamos praticamente sem dinheiro, meio desacreditados, o patrimônio inicial era de R$ 8.000,00, mas aos poucos fomos crescendo, ganhando credibilidade, nos diferenciando pelo atendimento mais humanizado, com honestidade, conscientizando os agricultores da importância da cooperativa de crédito para o desenvolvimento, e hoje estamos aí, bem estruturados e com uma previsão de fechar o ano de 2009 com um patrimônio de 2,5 milhões de reais e com possibilidades reais de crescimento substancial" concluiu o presidente.

O Secretário Édio lembra que "Dentre os motivos do sucesso da Credicanoas, está o fato de sempre manter os ‘pés no chão’, trabalhando certo com os agricultores, sendo honesto e exigindo honestidade nas relações com os associados, tratando os associados como amigos e aproveitando o grande volume de crédito destinado pelo Governo Federal para a Agricultura Familiar procurando liberar estes recursos com maior agilidade para os agricultores, investirem em suas propriedades".

Para concluir, vale lembrar uma frase atribuída a um defensor do cooperativismo chamado Leonardo Boesche, diz ele que um dos grandes desafios para o cooperativismo é fazer com que a comunidade, os associados e também as cooperativas compreendam que:

"A Cooperativa não tem Sócios... são os Sócios que tem a Cooperativa".

Autoajuda, valores éticos, confiança, honestidade, transparência, igualdade, distribuição de lucros e prestação de serviços para os membros são apenas algumas das muitas razões pela qual as Cooperativas de Crédito são escolhidas por pessoas que querem serviços financeiros justos e acessíveis.

As cooperativas de crédito são instituições organizadas sob forma de sociedades cooperativas, mantidas pelos próprios cooperados, que exercem ao mesmo tempo o papel de donos e usuários. As cooperativas de crédito são eficientes para o fortalecimento da economia, a democratização do crédito e a desconcentração de renda.

O cooperativismo capacita e qualifica os participantes, apoia e dá sustentação na geração de riquezas, bem como proporciona sustentabilidade para o desenvolvimento social. Se trabalharmos o cooperativismo em sua essência, certamente a sociedade passará por uma mudança cultural que pode levar a correção dos desníveis sociais e injustiças que trarão uma convivência mais harmoniosa com melhores indicadores de desenvolvimento humano. O cooperativismo liberta o homem do individualismo e o direciona para a coletividade.

A primeira Cooperativa de Crédito Rural registrada na história foi criada em Heddesdorf na Alemanha em 1864 por Friedrich Wilhelm Raiffeisen. No Brasil, o cooperativismo de crédito foi iniciado em 1902 em Nova Petrópolis/RS e é atribuído a um trabalho desenvolvido pelo Padre suíço Theodor Amstad naquele município.

Atualmente, das 1422 cooperativas de crédito brasileiras 77% estão filiadas a um dos quatro sistemas cooperativos existentes,

Anterior

Novo Site da Rádio Alegria FM entra em operação nesta sexta-feira

Próximo

Secretaria Educação realiza confraternização para professores

Deixe seu comentário