logo RCN

Dia mundial da saúde e prevenção contra o câncer

Prevenir é o melhor remédio

Nos dias 07 e 08 de abril é comemorado o dia mundial da saúde e dia mundial contra o câncer. Essa duas datas é de suma importância para alertar a população sobre os cuidados que se deve ter em relação a este assunto.

Viver mais é um desejo que todos temos, mas não apenas mais anos, mais tempo. O que queremos é, acima de tudo, viver com saúde, qualidade de vida, liberdade e felicidade. Ter cuidados diários com a saúde física e mental, só se consegue participando de atividades que movimentem o corpo, mantendo a mente sempre ocupada, estar atento aos cuidados que promovam a saúde. Assim garantimos nossa autonomia, autoestima e vontade de viver cada vez mais e melhor.

Uma das doenças que mais preocupa hoje é o câncer. Existem aproximadamente cem tipos de câncer que se desenvolvem em vários pontos do corpo humano.

 

O QUE É CÂNCER?

O câncer é a divisão das células de uma forma desencadeada. Todos nós necessitamos da renovação das células velhas por células novas, muitas vezes nesse processo, essa divisão faz com que haja um descontrole nessas células, causando assim os tumores. Esses tumores na maioria das vezes são benignos (não são cancerosos), eles podem causar alguns problemas, mas não ameaçam a vida humana.

O QUE CAUSA?

Existem várias causas ambientais que podem levar uma pessoa a desenvolver a doença, como a idade, obesidade, dietas, tabagismo, álcool, excesso de exposição ao sol (raios ultravioletas), alguns vírus, como a hepatite, HPV e a Aids. A doença também pode ser hereditária.

 

QUAIS OS TIPOS MAIS COMUNS DE CÂNCER E QUEM ELES AFETAM?

O tipo mais comum de câncer é o de pele, onde mais de um milhão de pessoas são diagnosticadas com a doença por ano, pode afetar tanto homens como mulheres. Outro tipo de câncer que é o de pulmão, se desenvolve principalmente em pessoas com idade entre 50 e 78 anos e os homens são os mais afetados devido ao alto índice de fumantes, aproximadamente 90% dos casos estão associados a tabagismo, mas podem aparecer em mulheres também em um índice menor.

O câncer de mama é o 2º tipo que mais afeta as mulheres (o 1º é o câncer de pele), esse tipo também pode afetar os homens mas é muito raro. A cada ano, mais de 1 milhão de mulheres descobrem nódulos em suas mamas. Os fatores de risco que podem colaborar para o surgimento da doença são história menstrual, gestação, obesidade, anticoncepcionais e reposição hormonal, idade, história pessoal ou familiar. O melhor remédio ainda é a prevenção, faça o autoexame, exames clínicos, mamografia e sempre fique atenta a qualquer alteração que venha ocorrer como coloração da mama, textura da pele e mamilos, dor persistente e sempre tenha um acompanhamento médico.

Outro fator que preocupa as mulheres é o câncer do colo de útero que afeta principalmente as mulheres com idade entre 20 e 29 anos e o risco aumenta quando chega ao seu pico, em mulheres com idade entre 45 a 49 anos, o que causa esse tipo de tumor é o papiloma humano, transmitido principalmente através das relações sexuais com vários parceiros e iniciação da vida sexual precoce, também o tabagismo e alguns casos anticoncepcionais via oral.

O câncer de próstata que preocupa os homens é o mais comum no Brasil, os principais fatores é a idade avançada, alto consumo de gorduras e carnes vermelhas.

 

O POSTO DE SAÚDE INFORMA

A campanha da vacina contra a gripe para pessoas acima de 60 anos será do dia 22 a 25 de abril na localidade da Lagoa da Estiva, bairro Borges e centro. Também as pessoas que não receberam a dose da vacina contra rubéola no ano de 2008, poderão ir até o posto de saúde e fazer a vacina, não esquecendo as mulheres que estavam no período gestacional devem fazer a vacina este ano.

A prevenção é o melhor remédio, previna-se, procure o posto de saúde, unidade hospitalar e médicos especialistas se você perceber alguma alteração em seu corpo. Pratique exercícios físicos, tenha uma alimentação saudável, evite excesso de bebidas alcóolicas e o cigarro. Garanta uma vida sadia e tranquila.

 

Kely Matos

Anterior

Veículo novo para o uso do executivo municipal

Próximo

Inclusão ? Um Contínuo Desafio

Deixe seu comentário