Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Dom Oneres, 50 anos de sacerdócio
Lages
Dom Oneres Marchiori, nasceu no dia 02 de maio de 1933, na cidade de Carazinho no Estado do Rio Grande do Sul. Foi criado pelos padrinhos, morando na mesma rua do Ex- governador Leonel Brisola.Começou a trabalhar com 12 anos de idade em uma gráfica. Ao completar 16 anos a vocação o trouxe para o Seminário de Lages, sendo o primeiro Padre formado no Seminário Diocesano de Lages. Cursou Faculdade de Teologia e Filosofia, sendo ordenado Padre em Roma (Itália) em 21 de fevereiro de 1960. Foi o Segundo Bispo da cidade de Caçador, após retornou para Lages.
Dom Oneres está completando 50 anos de Sacerdócio, sendo que 27 anos seguiu como Bispo.Já recebeu diversos títulos como Cidadão Lageano, Catarinense e está tramitando na câmara de vereadores de Anita Garibaldi o projeto que lhe concede o título de cidadão anitense.
Conheça um pouco da vida de Dom Oneres, sacerdote que há 20 anos esteve à frente da diocese de Lages.
Correio dos Lagos - O que mudou durante este período em que ficou a frente da diocese?
Dom Oneres - Durante o tempo que fui bispo, fui muito feliz, ordenei a maioria dos padres da diocese, informatizei a diocese, criei uma linha pastoral com diretrizes, orientações bem definidas e claras, procurei dar uma linha pastoral nos grupos de famílias
Correio dos Lagos – Qual as experiências e conhecimentos que leva consigo?
Dom Oneres - Realizei diversas viagens pelo Brasil e pelo mundo, com isso aprendi muito.Aprendi a ver as coisas com outros olhos. Em uma destas viagens conversei com o Bispo do Haiti onde ele disse que o Brasil representa alegria desde o futebol, como a segurança com a presença de militares.
Correio dos Lagos – Qual sua contribuição para com a diocese.
Dom Oneres - Estamos com a caritas diocesana funcionando bem, temos um bom diálogo com outras igrejas. Foram muitas conquistas, mas gostaria de ter feito mais, gostaria de ter visitado mais as paróquias, ter criado a Paróquia Universitária de Lages, queria ter feito em Anita Garibaldi um Santuário.
Correio dos Lagos – Quantas cidades pertencem a diocese de Lages e quais as dificuldades enfrentadas?
Dom Oneres - A Diocese de Lages atende vinte e três municípios, os quais estão localizados na região mais pobre de Santa Catarina e isso nos tráz dificuldades financeiras, no entanto a população é gente de igreja. A diocese tem uma despesa grande e precisa controlar bem. Temos dificuldades, mas há muitas possibilidades. Outra dificuldade é a falta de padres, precisaríamos de mais sacerdotes para atender melhor a comunidade.
Correio dos Lagos – Deixe-nos uma mensagem.
Dom Oneres - Ao entregar a administração Diocesana quero saudar a todos e todas, e pedir que continuem sempre presentes. Agradeço a todos os diocesanos e diocesanas que me acompanharam durante os 27 anos de caminhada na diocese de Lages. Foram muitas as conquistas alcançadas por isso me sinto feliz por fazer parte desta história. Pretendo continuar estudando, fazer uma pós-graduação é meu objetivo. Peço que continuem com o novo bispo Dom Frei Irineu Andreassa, OFM e recebam a minha bênção”, Dom Oneres Marchiori Bispo Emérito.
Deixe seu comentário