Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Energia
Notícias da Usina Hidrelétrica de Campos Novos
Fundo de Desenvolvimento Rural é referência em empreendedorismo
Os projetos de geração de renda criados pelo Fundo de Desenvolvimento Rural foram elogiados pelo presidente nacional do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Paulo Okamotto. Em visita à Casa de Mel Frutos da Terra e à empresa Conservas Cooperlagos, ambas em Celso Ramos, Okamotto comentou que o Fundo é um exemplo de responsabilidade social e empreendedorismo, pois cria perspectiva de renda para famílias rurais e ajuda a desenvolver os municípios do entorno da Usina Hidrelétrica Campos Novos. \"A Enercan está de parabéns\", ressaltou.
O Fundo de Desenvolvimento Rural é, de fato, uma iniciativa elogiável. Criado em 2003 pela Enercan (Campos Novos Energia S/A), em parceria com o Sebrae/SC, o projeto concede as duas principais ferramentas para a implantação de empreendimentos rurais: financiamento seguro e capacitação técnica. A Enercan investiu R$ 2,3 milhões para financiar os projetos e o Sebrae oferece cursos para capacitar os agricultores. Em pouco mais de cinco anos, o resultado é expressivo: implantação de 21 empresas e geração de renda para 417 famílias.
Graças ao Fundo de Desenvolvimento Rural, a região já conta com projetos vitoriosos, como o Frigorífico Rio Canoas, em Anita Garibaldi, a Casa de Mel e a Casa de Ovos, ambas em Abdon Batista, além da Central de Resfriamento de Leite, a Casa de Tecelãs, a Casa do Mel e a Conservas Cooperlagos, todas em Celso Ramos.
Capacitação em segurança no trabalho
Os colaboradores da Enercan (Campos Novos Energia S/A) já estão capacitados para atuar com rapidez e eficiência no combate a focos de incêndio. Nos dias 18 e 19 de setembro, a área de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) da empresa concluiu o Programa de Brigada de Incêndio, especificamente voltado para edificações industriais de geração de energia elétrica, como a Usina Hidrelétrica Campos Novos.
A formação da Brigada de Incêndio é uma medida obrigatória e prevista na Norma Regulamentadora nº. 23 do Ministério do Trabalho. A Brigada é uma organização interna, composta pelos colaboradores da Enercan, preparada e treinada para operar com agilidade em casos de princípio de incêndio, tanto efetuando o combate e a extinção do fogo, como organizando e promovendo a retirada segura das pessoas que trabalham no interior da Usina. Cada componente da Brigada participou do curso \"Noções de Combate a Incêndio e Primeiros Socorros\".
O curso foi elaborado conforme normas de segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e teve a duração de 16 horas. Os participantes realizaram simulação de incêndio na Usina, com rota de fuga e ponto de encontro pré-determinado. Além disso, eles receberam orientações sobre como proceder em casos de incêndio, buscando proteger a vida e o patrimônio, além de aprender lições básicas sobre como reduzir as conseqüências sociais e ambientais causadas por incêndios.
Deixe seu comentário