logo RCN

Família Viecelli segue o costume dos antepassados na fabricação de vinho

Anita Garibaldi

Roberto Viecelli aprendeu fazer vinho com os pais. Estes tiveram o aprendizado com os avós e assim sucessivamente. A tradição não vai se perder, pois a filha Luciana, já trilha os mesmos passos do pai e adora trabalhar com a industrialização artesanal da bebida. Inclusive ela tem um curso de formação e capacitação, importante para que a qualidade seja mantida do começo ao fim de todo o processo.

Em uma pequena cantina, num porão próximo a sua casa, os dois fabricam a bebida que é comercializada numa loja de produtos coloniais que ambos administram na cidade.

A matéria prima utilizada na fabricação, é fornecida por produtores da região. Com a uva de boa qualidade, o processo de produção é iniciado. As uvas são colocadas numa engenhoca, também chamada de moedora de uva, feita pelo próprio empresário, com a ajuda de um amigo. Ali, ele e a filha, se utilizando de duas pás de madeira vão socando e emburrando a uva para ela ser totalmente demolida pela máquina. O caldo vai sendo extraindo da fruta e caindo numa bacia grande de plástico.

O próximo passo é a fermentação, onde a bebida fica em torno de três a cinco dias descansando. Então é colocada nas pipas, permanecendo por mais 60 dias e após isso o vinho é engarrafado e está pronto para o consumo.

Viecelli que investiu no negócio para dar continuidade ao costume familiar, diz que o vinho produzido por ele e a filha, por se tratar de uma bebida produzida com uvas comuns, o ideal é consumir ainda jovens, contrário dos produzidos com uvas finas, encontrados nas grandes cantinas do país. As principais variedades de uvas utilizadas por eles na industrialização é Bordô, Isabel, Niágara e Seyvewillard. Aproximadamente cinco mil litros de vinho são produzidos anualmente. "Investi no ramo, sabendo que a população da serra é um grande consumidor da bebida. Mas temos conseguido ir mais longe. As pessoas vêm visitar o Município e acabam chegando na loja e levando uma ou mais garrafas de vinho como recordação. Acontece que ao provarem, ficam entusiasmados com o sabor e a qualidade, e a maioria delas acabam voltando buscar mais ou então ligando pedindo que enviemos outra quantidade do produto", Salientou. "Nossa maior propaganda é a prova, pois produzimos uma bebida de altíssima qualidade, sem a utilização de conservantes. O vinho produzido aqui é puro, produzido unicamente da uva colhida pelos nossos agricultores da região", ressaltou o técnico agrícola.

Segundo ele, pela facilidade de produção, se torna uma alternativa para os produtores rurais aumentarem a renda familiar. "É uma saída para agregar valor, desde que produzido em grande quantidade". afirma.

A sua produção segue todas as recomendações do Ministério da Agricultura e dos órgãos de fiscalização. "Procuramos respeitar todas as normas exigidas de higiene e conservação, fazendo com que o consumidor tenha um produto de qualidade e altamente puro", menciona.

A intenção do produtor é expandir a pequena industria nos próximos anos. "Estamos aguardando a disponibilização de uma área industrial por parte do poder público, para que possamos construir uma cantina em grandes proporções, aumentando a produção do vinho e seus derivados", disse Viecelli.

Além do vinho, outros produtos são produzidos à base da uva, como Geléias, sucos, vinagres, entre outros.

A produção é toda analisada para ter um padrão de qualidade

Pai e filha prezam pela qualidade da bebida. Luciana que é enóloga acompanha todo o processo e realiza as análises necessária, para que o produto chegue à mesa do consumidor, satisfazendo sua expectativa. Dessa forma, ela, durante a fermentação faz vários testes, para que no momento do engarrafamento a bebida esteja realmente enquadrado nos limites vigentes da legislação regida pelo ministério da agricultura.

A quantidade de acidez, álcool, e outros parâmetros que influenciam na qualidade final, também são analisados pela profissional. "Nossa intenção é realmente atender a necessidade daquelas pessoas que gostam de saborear um bom vinho produzido na serra catarinense", finalizou.

Os vinhos Viecelli podem ser adquiridos pelo telefone (49) 3543 0132. As pessoas que desejarem conhecer pessoalmente o processo de fabricação e provar o delicioso vinho produzido pela família Viecelli devem visitar a pequena cantina localizada na rua Frei Rogério, bem na entrada da cidade.

Anterior

Jorge Peterle Assume a Prefeitura de Anita Garibaldi.

Próximo

Prefeitura inaugura rede de água no interior do Município

Deixe seu comentário