Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
FRATERNIDADE E DEFESA DA VIDA TEMPO QUARESMAL 2008
Paróquia Santa Bárbara
Prezados leitores (as), é com alegria que nós tornamos a escrever através desta página que nos é oferecida por meio de comunicação, que chega às mãos de muitos (as) leitores (as).Estamos vivenciando esse tempo tão importante para a Igreja, que é o tempo da quaresma, o qual é um tempo litúrgico de conversão, na qual a Igreja marca para nos preparar para a grande festa da Páscoa. É tempo para nos arrepender dos nossos pecados e de mudar algo de nós para sermos melhores e poder viver mais próximo de Cristo.
A quaresma dura 40 dias; começa na QUARTA FEIRA DE CINZAS e termina no DOMINGO DE RAMOS. Ao longo deste tempo, sobretudo na liturgia do Domingo, fazemos um esforço para recuperar o rítmo e estilo de verdadeiros fiéis que devemos viver como filhos e filhas de Deus.
A cor litúrgica deste tempo é roxo, que significa luto e penitência. É um tempo de reflexão, de penitência, de conversão espiritual; tempo de preparação para o mistério pascal.
Na quaresma, cristo nos convida a mudar de vida. A igreja nos convida a viver a quaresma como um caminho a Jesus Cristo, escutando a Palavra de Deus, orando, compartilhando com o próximo e praticando boas obras. Nos convida a viver uma série de atitudes cristãs que nos ajudam a parecer mais com Jesus Cristo, já que por ação do pecado, nos afastamos mais de Deus.
Por isso a quaresma é o tempo de conversão, perdão e da reconciliação fraterna. Cada dia durante a vida, devemos retirar de nossos corações o ódio, rancor, inveja, os zelos que se opõem a nosso amor a Deus e aos irmãos. Na quaresma, aprendemos a conhecer e apreciar a Cruz de Jesus. Com isto aprendemos também a tomar a nossa cruz com alegria para alcançar a glória da ressurreição.
40 DIAS: a duração da quaresma está baseada no símbolo do número quarenta na Bíblia. Nesta, é falada dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha,, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou o exílio dos judeus no Egito.
Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material, seguidos de zeros significa o tempo de nossa vida na terra, seguida de provações e dificuldades. A prática da quaresma data do século IV, quando se dá a tendência a constituí-lo em tempo de penitencia e de renovação para toda a igreja, com a prática do jejum e da abstinência da quaresma tem sido cada vez mais abrandada no ocidente, mas deve-se observar um espírito penitencial e de conversão.
A campanha da fraternidade de 2008 nos convida celebrarmos a nossa dignidade pessoal e lutarmos pelo reconhecimento e respeito pela dignidade do outro ? a dignidade se baseia no reconhecimento da pessoa como ser digno de respeito. É uma necessidade emocional que todos nós temos de reconhecimento público de se ter feito bem as coisas, em relação a autoridades, amigos, circulo familiar, social, entre outros.
O objetivo geral da Campanha da Fraternidade é levar a Igreja e a sociedade a defender e a promover a vida humana, desde a sua concepção até a sua morte natural, compreendida como dom de Deus e co-responsabilidade de todos, na busca de sua plenificação, a partir da beleza e do sentido da vida em todas as circunstâncias, e do compromisso ético do amor fraterno. Vamos valorizar e respeitar a nossa vida e a vida do outro.
Pe. ANGELO MANOEL DA CRUZ
PÁROCO DE ANITA GARIBALDI
Deixe seu comentário