logo RCN

Grandes nomes da política no 1° Encontro Sul-Brasileiro de Vereadores

Lages

Aconteceu nos dias 13, 14 e 15 de junho, no teatro da Facvest em Lages, o 1° Encontro Sul brasileiro de Vereadores. O encontro foi organizado pela União dos Vereadores da Região Serrana (Uveres) e União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc).

O evento contou com mais de 300 vereadores entre a região sul e ainda com vereadores do Mato Grosso do Sul. Também esteve presente grandes nomes políticos como o Senador Raimundo Colombo e o deputado Federal Fernando Coruja, prefeitos da Região Serrana e ainda parlamentares dos Estados do Coversul.

A programação do evento contou com vários palestrantes onde foi discutido e abordado vários temas, como o meio ambiente, o nepotismo, responsabilidade fiscal e até mesmo motivação. Para vereadora Terezinha Branco Morais de Campo Belo, "O grande objetivo desse evento é capacitar os vereadores para que eles possam chegar nas suas bases e ter um conhecimento maior e poder melhor atender o seu município".

Quanto à motivação o palestrante Ainor Lotério falou da motivação que o vereador precisa ter, pois acaba encontrando muitas dificuldades para resolver tantos problemas da sua comunidade, mas precisa estar motivado para atender a população. Para Rita Campos, vereadora de Capão Alto "O Legislador tem que estar sempre informado e motivado, precisa estar sempre em busca do conhecimento".

Para os organizadores, o evento foi um sucesso "O objetivo foi atingindo com a troca de experiências dos vereadores presentes", diz Marisa Costa Valter Presidente da UVERES.

Qual a verdadeiro papel de um Vereador?

Muito se pergunta por aí, no dia a dia, nas conversas
de rua, nas associações e entidades constituídas: para que serve um vereador? A redemocratização do País ampliou a liberdade de expressão, fez crescer o questionamento em torno das várias instituições e órgãos públicos. No entanto, nenhuma delas tem sido tão crivada pela opinião pública quanto o Legislativo em todos os seus níveis, tanto municipal, estadual e federal.

Os vereadores são políticos que acompanham o dia-a-dia das comunidades e, por isso, conhece de perto suas necessidades. Sendo assim, cada vereador representa uma parcela da população, eles têm o poder de fazer as leis que atendam aos interesses da comunidade.

Sabemos, por exemplo, que um Prefeito só pode fazer o que estiver permitido pelas leis, ou seja, ele não pode fazer nada que a lei não autorize. Por isso as normas municipais são tão importantes para o funcionamento da cidade. Cabe também aos Vereadores dar posse ao Prefeito e ao Vice-Prefeito.

O papel de todos os vereadores também está na fiscalização de contas da administração municipal. Os Vereadores podem solicitar que o Prefeito ou qualquer Secretário municipal compareça à Câmara para dar explicações sobre os seus atos. Caso queira apurar alguma irregularidade, a Câmara pode formar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Mas também podem auxiliar o Prefeito a administrar o município, fazendo indicações de ações a serem tomadas em favor da população. Através dessas indicações, podem sugerir a construção de escolas, a abertura de estradas, limpeza pública, assistência à saúde, enfim, atender as necessidades da população.

O número de Vereadores que compõem a Câmara Municipal varia de acordo com o tamanho da população do município. Esse critério é chamado de proporcionalidade. A Legislatura é todo o período do mandato, que dura 4 anos, inicia-se no dia 1º de janeiro do ano seguinte ao da eleição municipal.

Todo o cidadão que vota, tem o direito de pedir auxilio e explicações de tudo que os vereadores fazem a respeito do município, e com seu voto tem o "poder" de deixar lá os vereadores que trabalham à seu favor e tem o "poder" de tirar os que nada fazem, por isso pense bem na hora de votar, esse "poder" é todo seu.

Anterior

Assinado a ordem de serviço para o asfaltamento da SC 456

Próximo

Rede Catarinense de Noticias

Deixe seu comentário