Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Gruta de Nossa Senhora poderá virar santuário
Cerro Negro
L
ocalizada na comunidade de Linda Vista, distante cerca de nove quilômetros do centro da cidade, a gruta de Nossa Senhora Aparecida pode se tornar santuário, fazendo com que definitivamente se transforme num local de visitação e peregrinação para os fiéis da região. Esta é a vontade dos moradores que ajudaram a construir a grutinha há algumas décadas, após a santa ser avistada por populares nos galhos e na copa de um pinheiro nas imediações da estrada geral que corta a localidade. Hoje no local, o pinheiro ainda existe, mas já foi construída uma capela nas proximidades da árvore gigante.Antônio Seneval Pereira, 68 anos, morador das imediações, diz que se trata de um lugar extremamente santo. "As pessoas vem ali para pedir graças e pagar promessas à santa", salienta o agricultor. Ele diz conhecer bem a história que fez do lugar um espaço de muita espiritualidade. "Sabemos que há aproximadamente 40 anos a santa começou a aparecer para um menino que puxava leite e passava todos os dias por ali. A notícia se espalhou e a visitação das pessoas tornou-se cada vez maior. Todos queriam ver Nossa Senhora", explica o aposentado.
Atualmente é realizada uma festa na capela nos dias 12 de outubro de cada ano. O evento move peregrinos de toda a região. "Muitos fazem o trajeto da cidade a pé, na tentativa de homenagear ou agradecer a santa por alguma graça recebida", conta o Prefeito Janerson Furtado, o Téba. Segundo ele a romaria recebe um público maior a cada edição realizada.
O Prefeito, que também torce pela criação do santuário de Aparecida, diz que está praticamente acertado uma subvenção do governo do estado no valor de R$ 30 mil para ser aplicado em melhorias no local. "Se realmente o dinheiro for repassado à prefeitura, vamos investir na estrutura física da área, com a intenção de melhor acolher os romeiros e visitantes", ressalta.
Aparições de Nossa Senhora no Pinheiro para três pessoas
O pinheiro gigante com aproximadamente 30 metros de altura deve estar plantado no local há pelo menos 200 anos. Ele se destaca pelo tamanho e pela beleza natural. Foi nele que um guri teve a visão de Nossa Senhora Aparecida. Pelo que se sabe o fato ocorreu nos anos 60. A notícia se espalhou rapidamente e a movimentação foi grande. Todos queriam ver a imagem da mãe de Jesus Cristo. A dona de casa Júlia Costa Pereira, 69 anos, disse ter sido uma das três pessoas que tiveram a visão da santa.
"Eu vi Nossa Senhora. Foi emocionante", fala dona Júlia. Ainda hoje ela se emociona ao lembrar do ocorrido. "Estava rezando lá, junto com outras pessoas. De repente olhei para o alto do pinheiro e ela estava lá sentada num galho quase na copa da árvore", recorda. "Ela estava olhando para mim com um olhar de mãe acolhedora. Era uma imagem bela. O manto azul cobria e brilhava em volta dela e também me lembro bem de suas mãos juntinhas uma da outra, como na imagem encontrada em aparecida. Foi maravilhoso e inesquecível", emenda à agricultora.
De acordo com ela, as outras pessoas não conseguiam ter a mesma sorte. "Eu falei para os outros, mas ninguém conseguia ver. Não sei porque somente eu a enxergava", disse.
Segundo ela a visão durou em torno de uma hora. "De repente ela desapareceu de lá e nunca mais tive aquela visão novamente". Dona Júlia declarou ainda ter recebido um milagre. "Naquele momento eu estava grávida do sexto filho. Nos cinco partos anteriores eu sofri muito. Tive muita dor e até perigo de morte. Pedi para ela me ajudar daquela vez. Alguns dias depois eu ganhei uma linda menina e foi em casa, sem ajuda de ninguém, apenas na companhia do marido e ao contrário dos outros partos, não senti nenhuma dor e não tive nenhum sofrimento. Considero que foi uma graça alcançada", menciona.
Depois dela um sobrinho ainda teve a visão. Ao todo, pelo que se tem conhecimento três pessoas tiveram a visão da padroeira do Brasil naquela época. Após isso uma imagem da santa foi trazida de Aparecida. E os moradores construíram uma pequena grutinha envolta da árvore para abrigar Nossa Senhora.
Sobre a veracidade dos fatos, a dona de casa, lembra um exemplo de dois jovens que não acreditavam no episódio. "Eram dois amigos. Deveriam ter mais ou menos 18 anos de idade. Certa vez, os dois pensaram em cortar parte dos galhos e a copa do pinheiro, dizendo que tudo não passava de boatos. Um deles subiu na árvore e cumpriu o prometido. Destruiu parte dos galhos com um machado. O outro não se contentando com o corte resolveu ainda disparar um tiro com uma espingarda para o alto do pinheiro. Não sei se foi coincidência, mas os dois morreram com toda a saúde do mundo. Um foi achado morto de bruço na sua cama, algumas semanas depois e o outro acabou tendo uma morte terrível, sem que os médicos conseguissem descobrir a doença que o afetou em poucos dias. É de arrepiar, mas é a verdade. Todo mundo aqui da comunidade sabe bem dessa história", declara a mãe de família.
O Padre Edílson José de Souza, que responde pelos trabalhos nos Municípios de Campo Belo do Sul e Cerro Negro, informou que tem conhecimento sobre esses fatos, mas que a igreja não se manifesta sem primeiro fazer uma avaliação cientifica para se ter certeza da veracidade de tais aparições. "O fato concreto é realização de um milagre e até o momento não temos nenhum realmente comprovado", justificou o Pároco.
Sobre a criação de um santuário no local, ele disse existir a possibilidade. "A princípio vamos tentar transformar a capela em capitel (gruta de oração), para depois pensarmos em ver um santuário construído no local. Mas deixo bem claro que realmente se trata de um local abençoado, propício para a oração, demonstração de fé e adoração à santa", afirmou.
No dia 12 de outubro está sendo preparado mais uma grande romaria no local. A expectativa é que aproximadamente cinco mil pessoas visitem a grutinha de Nossa Senhora Aparecida no evento religioso, que é organizado pela igreja, comunidade e administração pública.
Deixe seu comentário