logo RCN

Ideli faz a entrega de benefício financeiro à jovens agricultores

Anita Garibaldi

A senadora da república Ideli Salvati, cumprindo a agenda de visitas na região, esteve em Anita Garibaldi nesta manhã,  afim de fazer a entrega de aproximadamente 40 cartões bancários à jovens da região que estão participando do curso de capacitação agrícola. O consorcio social da juventude rural, como está sendo chamado o projeto, é promovido pelo governo federal, através do Ministério do trabalho e renda e a Federação dos trabalhadores da agricultura familiar. Com os cartões não mão, os jovens poderão sacar em torno de R$ 600 reais cada um, divididos em quatro parcelas.

Esse valor serve como incentivo pela participação de cada integrante no programa.

O ato aconteceu no Centro de Atendimento da Baesa e reuniu diversas autoridades da região, representantes de entidades ligadas à agricultura, além dos beneficiados e seus familiares.

A senadora em seu discurso destacou a preocupação do governo federal em profissionalizar a juventude interiorana para que se mantenham cada vez mais firmes no meio rural.

Segundo ela o projeto é uma aposta do Governo Lula que se esta sendo feito com os jovens brasileiros. A senadora usou o exemplo do ascensão  política do Presidente para definir o investimento. ?O próprio Lula não se cansa em dizer que até um torneiro mecânico, como é o seu caso, conseguiu chegar à presidência da república. Por isso ele tem certeza nos investimentos que vem sendo realizados na educação e na capacitação de nossos jovens, avaliando que  o resultado será bastante positivo para o desenvolvimento da agricultura familiar?, salientou a senadora.

O consorcio social da juventude rural tem a participação de 40 pessoas de Anita Garibaldi, Cerro Negro, Abdon Batista e Campo Belo do Sul. O projeto administrado no Município pelo sindicato dos trabalhadores rurais é o único em vigência na região serrana.

De acordo com Jussara de Jesus, que presta a assessoria para os alunos, o mais importante desse processo é a formação que eles estão tendo para a permanência de ambos no meio rural. ?o projeto oportuniza esse aprendizado, fazendo com que sejam protagonistas de um futuro melhor, com mais geração de renda e altamente sustentável sem precisarem deixar o campo por falta de conhecimento e oportunidades?, falou Jussara.

O jovem Eberton Teixeira da Costa, 24 anos, morador da localidade da Cachoeirinha, foi um dos que recebeu o cartão e poderá sacar o  dinheiro. Para ele é uma motivação a mais para continuar investindo no campo.

O projeto tem um total de 240 horas de formação teórica e mais oficinas práticas onde eles aprendem as técnicas na área de produção, com ênfase destacada na questão do leite.

Anterior

Troca de Comando na PM de Anita Garibaldi

Próximo

Nilson Mocelin Produz cachaça em casa artesanalmente

Deixe seu comentário