logo RCN

Nilson Mocelin Produz cachaça em casa artesanalmente

Abdon Batista

Nilson Mocelin tem um alambique em sua propriedade, no qual fabrica a famosa cachaça, a partir da cana-de-açúcar que ele mesmo produz.

Morador da Capela São Paulo, interior do Município, o agricultor está na atividade há sete anos.

Ele conta como foi o início. "Sempre tive vontade de fazer cachaça, mas não tinha noção nenhuma sobre o assunto. Certa vez decidi dar uma olhada na atividade. Fui em Blumenau numa fábrica do produto, para conhecer um pouco sobre o negócio", salientou.

Gostando do que viu, resolveu investir na atividade. Primeiramente plantou a cana para ver a produtividade. No segundo ano vendo que poderia produzir a bebida, adquiriu o maquinário para fazer a destilação e participou de um curso profissionalizante.

Em 2006, produziu 13 mil litros artesanalmente. A cachaça pronta é guardada no porão de sua residência. Ali ele conserva a purinha, como é conhecida a bebida, numa pipa de grapia. A capacidade de armazenamento do tanque de madeira é de sete mil litros. O restante da produção armazena em caixas de água feitas de fibra.

O agricultor diz que a produção inicia após o amadurecimento da matéria-prima, fato que acontece na chegada do inverno. "Durante a época de frio me dedico à fabricação do líquido. Aproveito esse período que nada se produz na agricultura", ressalta Mocelin que entrou na atividade para obter uma renda extra na propriedade.

A comercialização é feita na própria residência. "As pessoas já estão acostumadas a vir aqui em busca do produto. Quem compra pela primeira vez, geralmente volta, pois a bebida é pura, sem a utilização de nenhum produto químico", confessa.

Através da cachaça, o produtor rural, consegue fabricar outros líquidos, como os licores de frutas. O mais procurado, segundo ele é o licor de bergamota. "A bebida fica muito saborosa. Mas eu sempre recomendo para as pessoas, que nunca pode ser ingerido em grande proporção, pois contém álcool e pode deixar meio fora de si", brinca.

Para a fabricação de 7 litros de cachaça são necessários 100 quilogramas de cana-de-açúcar. O processo de produção leva meses, até a cachaça estar devidamente pronta para ser consumida.

Anterior

Ideli faz a entrega de benefício financeiro à jovens agricultores

Próximo

Legislativo Municipal retoma as atividades normais

Deixe seu comentário