Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Igreja Matriz de Vargem Patrimônio Histórico
Vargem
O povo de Vargem tem orgulho de ter em seu município algo tão belo e importante no contexto histórico municipal e estadual, a Igreja Matriz São Judas Tadeu, construída na década de 40, em seu estilo gótico-barroco, é rica em detalhes e com uma beleza surpreendente, apenas quem a conhece tem noção do que estamos descrevendo, as imagens pintadas em seu teto e em suas paredes, detalhes arquitetônicos, nos faz ter a certeza de que estamos diante de uma verdadeira obra-prima, que, de acordo com informações obtidas é a única no Estado de Santa Catarina, com essas características.
Foi tombada como patrimônio histórico municipal e posteriormente estadual, na década passada, porque se via a necessidade de restaurá-la para preservar o que o tempo havia danificado.
Com muita luta e trabalho da comunidade, contando com a ajuda da Fundação Catarinense de Cultura e com verbas do governo, agora veremos um de nossos maiores patrimônios protegido e restaurado, preservando a sua história, a tradição e a cultura que a envolve. Além do espaço religioso da Igreja se estende ao campo externo, pois esse é um espaço material e social do município, o que nos remete a tradição.
Assim, a Igreja Matriz São Judas Tadeu não sendo preservada somente como referência arquitetônica, estaremos preservando também a identidade, a origem e as singularidades da comunidade, pois está sempre associada às lembranças e evolução do povo do município de Vargem.
Samanta Luiza Chiquelero
Ana Priscila Kuster
Alunas da 2ª série do Ensino Médio
Município de Vargem
Deixe seu comentário