logo RCN

Incêndio Preocupa Moradores de Celso Ramos

Celso Ramos

No dia 08 de maio os moradores da comunidade de Santa Maria Goreti, distante cerca de 4Km do centro da cidade se preocuparam com um foco de incêndio na mata nativa. Pessoas que passavam pela rodovia SC 458 avistaram a fumaça e logo avisaram o engenheiro agrônomo Renato Maciel que se dirigiu até o local acompanhado do secretário de agricultura Lucir Surdi. O fogo já tinha sido controlado pelos moradores

Segundo informações a fumaça intensa iniciou já na terça-feira (05). "A destruição só não foi maior porque os moradores fizeram aceiros e combateram o fogo utilizando pulverizadores costais com água" declarou Renato. Na visita feita no local foi possível constatar que o incêndio atingiu aproximadamente um alqueire de mata nativa.

Renato afirma, "A situação é preocupante, pois as condições climáticas de baixa umidade do ar e a vegetação seca pela estiagem são fatores que podem facilitar os focos de incêndio que destroem a vegetação nativa e as pastagens da região, causando prejuízos e risco de morte aos animais e as pessoas", argumentou o agrônomo.

Durante a visita ao local e conversando com os moradores foi possível constatar que o fogo não foi iniciado pelo homem, o que leva a acreditar que tenha sido provocado pelo atrito vento na vegetação seca pode ter gerado a combustão inicial, que deu início ao fogo e se alastrou pela vegetação.

O engenheiro agrônomo lembra a população, principalmente aos moradores das áreas rurais que com a situação de estiagem, os cuidados devem ser redobrados. Qualquer fagulha de cigarro ou a queima de lixo ao redor das casas pode ser o início de incêndios causadores de grandes prejuízos, afirma Renato.

A estiagem que atinge o município de Celso Ramos e região desde novembro do ano passado preocupa não apenas pelos prejuízos na área da agricultura e pecuária, mas também pelos riscos que passou a oferecer à segurança, bem estar e saúde da população.

Anterior

Audiência pública em Pinhal da Serra

Próximo

Em Anita Garibaldi Duarte Motores

Deixe seu comentário