Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Justiça Eleitoral promove treinamentos aos mesários
Anita Garibaldi
Nos dias 10 a 12, 15 e 16 de setembro o Juízo Eleitoral da 52ª Zona Eleitoral promoveu treinamentos aos mesários e delegados de prédio dos municípios de Abdon Batista, Celso Ramos, Cerro Negro, Campo Belo do Sul e Anita Garibaldi. Ao todo foram treinados 241 eleitores convocados, sendo 178 mesários e 63 delegados de prédio (responsáveis pela recepção e entrega das urnas).
Na última terça-feira (16), foi a vez dos mesários de Anita Garibaldi receberem as orientações necessárias. O curso, realizado no salão de eventos, da Escola de Educação Básica Padre Antônio Vieira, assim como os demais, foi dividido em partes teórica e prática.
Na primeira, Carlos Wietzikoski, Chefe do Cartório Eleitoral, repassou aos mesários alguns conceitos e informações legais, em especial quanto a limitação do número de fiscais permitidos para as eleições de 2008, que é de apenas 1 por coligação para cada urna. Outras novidades são a foto do vice candidato a prefeito, que aparecerá logo abaixo do prefeito, e o fim do som das teclas da urna quando pressionadas durante a votação.
Na segunda parte, os mesários puderam treinar nas urnas eletrônicas como se fosse o dia da eleição. Aprenderam passo a passo como ligar, operar e desligar a urna, bem como lidar com situações especiais que podem ocorrer no dia.
\"O saldo é bastante positivo. Os treinamentos são ótimos momentos para repassarmos orientações e também para recebermos informações dos mesários. Isto contribui para a condução dos trabalhos eleitorais, ao passo em que identificamos problemas e buscamos soluções\", disse Wietzikoski.
Para o professor Neri Pereira, que no dia 05 de outubro, mais uma vez irá desempenhar a função de presidente de mesa, na localidade da Capela São Paulo, interior de Anita Garibaldi, é um momento importante, onde todos devem fazer a sua parte para que a democracia seja preservada na sua plenitude. \"Estamos assumindo uma enorme responsabilidade. O bom desempenho das eleições depende de cada um de nós, portanto é necessário estarmos atentos e bem informados para resolver as possíveis eventualidades que possam ocorrer durante a votação\", salientou Pereira.
Na próxima semana é a vez das coligações e partidos se reunirem com a Justiça Eleitoral, que dará orientações para o dia da eleição.
Deixe seu comentário