Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
laboratório ambrosio - De Olho na saúde
Escreva seu final feliz
\"Todos os dias, esqueça as lembranças ruins, concentre-se nas boas, e o seu entusiasmo pelo trabalho vai se renovar\", ensina Richard Bolles.
\"Nossa memória tende a se concentrar naquilo de que não gostamos em um dia, uma forma de dizer a si mesmo, evite tudo isso a qualquer preço no futuro. Esse hábito nos encaminha para a direção errada\" , diz Richard. No entanto, com um pouco de prática, você pode se autotreinar para lembrar-se apenas dos momentos alegres.
Como fazer isso? Richard sugere uma técnica de visualização desenvolvida por Jack Schwarz, fundador e presidente do Aletheia Psycho-Physical Institute, na Califórnia, EUA. \"Na minha opnião, essa é uma técnica brilhante para mudar a memória\", diz Richard.
Antes de ir deitar, sente-se num quarto tranquilo de frente para uma parede branca. Utilizando sua visão interior, projete todas as atividades e pensamentos do dia em uma tela de cinema imaginária. Muitas pessoas acham mais fácil fazer esse exercício de olhos fechados. Comece com o primeiro momento do despertar e deixe seu dia fluir na tela.
Quando observar um acontecimento e considerá-lo negativo, interrompa o filme. Olhe para essa cena congelada no tempo. Estude essa única imagem e faça um esforço para enxergar seu lado positivo. \"Lembre-se de que toda vez que um problema surge, a solução para ele também é criada\" diz Schwarz. Veja a solução para o problema que está na tela. Tente ir além do seu julgamento inicial e compreender os aspectos positivos e negativos do problema. Livre-se da culpa que nutre como resultado da sua autocondenação. Reconheça o que aprendeu com a situação e sua reação a ela, e perdoe a si mesmo. Depois, passe o filme novamente e finalize a história do dia. \"Assistir ao filme sobre seu dia não deve levar mais do que três a cinco minutos\", diz Schwarz.
\"Conforme você assiste a esse filme, percebe o que lhe interessou e quais as coisas que mais curtiu fazer\", acrescenta Richard. \"Você também se pergunta. - O que aprendi hoje vai ser valioso quando for planejar meu futuro? Assim, você é capaz de alterar sua memória de modo que ela perceba quais as coisas que lhe proporcionam prazer.\"
Deixe seu comentário