Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Mutirão em defesa da preservação do meio ambiente
Anita Garibaldi
Final de inverno, início de primavera, para muitos seres da natureza, isto é o sinal para sair do período de dormência e reiniciar o crescimento. Tanto plantas quanto animais despertam e florescem retomando o ciclo vital, renova-se a vida, é tempo de reprodução, de flores e muita energia brotando de todos os lados.
Para marcar a chegada da primavera em Anita Garibaldi, neste ano de 2008, as organizações: BAESA, IBENS, Prefeitura de Anita Garibaldi, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, CME ? Projetos do segundo Tempo e Voleibol Unisul, Casa Lar ? AGEV, Escola Estadual Padre Antônio Vieira, Escola Municipal José Borges da Silva, Jornal Correio dos Lagos e Pólo de Ensino a Distância Universidade Castelo Branco, propuseram e organizaram algo diferente, inaugurando um novo tempo de diálogo e ações práticas.
Nos dias 23 e 24 de setembro, início da primavera, no Centro de Educação Ambiental, Casa de Barro, os técnicos do IBENS ministraram palestras e exibiram filmes sobre o tema do Aquecimento Global. O objetivo do evento foi marcar a data com uma atitude positiva, conscientizando as pessoas e plantando árvores. O local escolhido para o plantio das mudas foi a Avenida Eduardo Salmória, que começa na praça do lago (ginásio) e se estende até o riacho que circunda a cidade. De acordo com o Coordenador do IBENS na região, Gilmar Zolet Vieira, foram plantadas 70 mudas de árvores natívas nos canteiros centrais da avenida, e outro tanto distribuído para os participantes do evento. \"Uma árvore pode transpirar por suas folhas até 60 litros de água por dia e as árvores ajudam também na retirada de poluentes do ar como o gás carbônico (CO²) fixando o carbono e liberando o oxigênio. Esperamos que a comunidade, especialmente os moradores e comerciantes da Avenida Eduardo Salmória, contribuam agora regando e cuidando das mudinhas que foram plantadasem pitanga, araçá, cereja, ingá, ipê e jacarandá, bem cuidadas em breve teremos beleza, sombra e frutas natívas para desfrutar no canteiro central da avenida\", ressaltou Vieira, lembrando que além das árvores serão plantadas flores para embelezamento do local.
Segundo ele, a ação simboliza uma atitude pró-ativa, de discussão e ação, contribuindo para uma mudança de hábitos que tragam novos e saudáveis tempos para nossa cidade.
A coordenação da atividade esteve sob responsabilidade do IBENS, as mudas de árvores e flores foram doadas pela BAESA, os canteiros preparados pela Prefeitura Municipal, as placas de identificação foram confeccionadas e doadas pela Casa Lar ? AGEV e o plantio foi executado em mutirão por todos os organizadores, especialmente os alunos das Escolas Padre Antonio Vieira e José Borges da Silva, Projeto 2º Tempo e Voleibol Unisul e pelos dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ao todo participaram da atividade 361 estudantes.
Deixe seu comentário