logo RCN

Mutirão em defesa da preservação do meio ambiente

Anita Garibaldi

Final de inverno, início de primavera, para muitos seres da natureza, isto é o sinal para sair do período de dormência e reiniciar o crescimento. Tanto plantas quanto animais despertam e florescem retomando o ciclo vital, renova-se a vida, é tempo de reprodução, de flores e muita energia brotando de todos os lados.

Para marcar a chegada da primavera em Anita Garibaldi, neste ano de 2008, as organizações: BAESA, IBENS, Prefeitura de Anita Garibaldi, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, CME ? Projetos do segundo Tempo e Voleibol Unisul, Casa Lar ? AGEV, Escola Estadual Padre Antônio Vieira, Escola Municipal José Borges da Silva, Jornal Correio dos Lagos e Pólo de Ensino a Distância Universidade Castelo Branco, propuseram e organizaram algo diferente, inaugurando um novo tempo de diálogo e ações práticas.

Nos dias 23 e 24 de setembro, início da primavera, no Centro de Educação Ambiental, Casa de Barro, os técnicos do IBENS ministraram palestras e exibiram filmes sobre o tema do Aquecimento Global. O objetivo do evento foi marcar a data com uma atitude positiva, conscientizando as pessoas e plantando árvores. O local escolhido para o plantio das mudas foi a Avenida Eduardo Salmória, que começa na praça do lago (ginásio) e se estende até o riacho que circunda a cidade. De acordo com o Coordenador do IBENS na região, Gilmar Zolet Vieira, foram plantadas 70 mudas de árvores natívas nos canteiros centrais da avenida, e outro tanto distribuído para os participantes do evento. \"Uma árvore pode transpirar por suas folhas até 60 litros de água por dia e as árvores ajudam também na retirada de poluentes do ar como o gás carbônico (CO²) fixando o carbono e liberando o oxigênio. Esperamos que a comunidade, especialmente os moradores e comerciantes da Avenida Eduardo Salmória, contribuam agora regando e cuidando das mudinhas que foram plantadasem pitanga, araçá, cereja, ingá, ipê e jacarandá, bem cuidadas em breve teremos beleza, sombra e frutas natívas para desfrutar no canteiro central da avenida\", ressaltou Vieira, lembrando que além das árvores serão plantadas flores para embelezamento do local.

Segundo ele, a ação simboliza uma atitude pró-ativa, de discussão e ação, contribuindo para uma mudança de hábitos que tragam novos e saudáveis tempos para nossa cidade.

A coordenação da atividade esteve sob responsabilidade do IBENS, as mudas de árvores e flores foram doadas pela BAESA, os canteiros preparados pela Prefeitura Municipal, as placas de identificação foram confeccionadas e doadas pela Casa Lar ? AGEV e o plantio foi executado em mutirão por todos os organizadores, especialmente os alunos das Escolas Padre Antonio Vieira e José Borges da Silva, Projeto 2º Tempo e Voleibol Unisul e pelos dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ao todo participaram da atividade 361 estudantes.

Anterior

laboratório ambrosio - De Olho na saúde

Próximo

PARÓQUIA SANTA BÁRBARA

Deixe seu comentário