Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Município de Abdon Batista decreta situação de emergência
Abdon Batista
O Prefeito Luiz Antonio Zanchett, o \"Abelha, acaba de decretar situação de emergência em Abdon Batista, município do planalto sul catarinense. O fato ocorreu após uma avaliação junto ao Conselho Municipal de Defesa Civil ? COMDEC - sobre as perdas registradas no setor agrícola, em função da forte estiagem que castiga a região nos últimos setenta dias.
Conforme relato do COMDEC, à estiagem trouxe prejuízos em diversos setores do município, pois a economia local é essencialmente agrícola, e, a irregularidade das chuvas, além de causar prejuízos nas lavouras de milho, feijão, soja e fumo, afetou também as pastagens e consequentemente a pecuária de corte e de leite. \"O município ao longo deste período está com racionamento de água da rede pública e mesmo assim, ainda falta água em determinados horários\", relatou o prefeito Luiz Antônio Zanchett.
Segundo ele, nas comunidades do interior, devido à falta de renovação das águas cujo fornecimento é proveniente das fontes e nascentes, houve registro de diversos problemas de saúde como rota-vírus, diarréia, entre outros. \"O Comércio local também sofreu o impacto em função da estiagem que afetou a renda dos agricultores, principalmente no setor leiteiro que era uma das únicas fontes mensais no meio rural\", comentou o prefeito, bastante preocupado com o desconforto dos produtores rurais.
De acordo com ele, os agricultores obterão o embasamento legal necessário para poder renegociar suas dívidas ou acionar o seguro. \"Conforme informou o Escritório local da EPAGRI, já iniciaram os pedidos de Proagro, e certamente haverá insuficiência de renda por parte dos produtores, residentes nas áreas mais afetadas para quitar seus financiamentos\", salienta Abelha, emendando que espera agora pelo reconhecimento e a ajuda da Defesa Civil do Estado. \"O município de Abdon Batista espera receber auxílio emergencial, a fim de amenizar a situação principalmente daqueles que terão de efetuar o replantio de suas lavouras e pastagens que nem sequer germinaram em função da falta de chuvas\", finalizou.
As chuvas do último final de semana amenizaram um pouco a crise, porém a situação permanece bastante desesperadora.
Deixe seu comentário