logo RCN

OLHO NO OLHO

IVONIR FERNANDES DA SILVA

IVONIR FERNANDES DA SILVA, nosso entrevistado de hoje para esta coluna, é natural de Anita Garibaldi, casado com Elizete Matos Fernandes, e pai de Lucas Fernandes da Silva, com nove anos de idade. Formado em Contabilidade e Gestão Empreendedora de Negócios, Ivonir é funcionário licenciado do Banco do Brasil S.A., com 27 anos de carreira. Foi Vereador, presidente da Câmara e hoje, novamente eleito Vereador pela segunda vez, encontra-se licenciado, exercendo a função de Secretário Municipal de Finanças, junto à Prefeitura Municipal de Anita Garibaldi.

Correio dos Lagos: Trabalhou durante muito tempo numa agência bancária. Cuidar das finanças do Município é semelhante ao trabalho de um banco ?

Ivonir ? Como em tudo o que eu faço na vida, tenho encarado essa atividade com a mesma dedicação e a mesma seriedade que sempre norteou meu trabalho no Banco do Brasil.

Correio dos Lagos - Como está sendo pra Você administrar os cofres públicos ?

Ivonir - Como um grande desafio, primeiro pelas dívidas existentes e que precisam ser sanadas. Depois por se tratar de um órgão publico, que presta certos tipos de serviço à comunidade, que não podem ser interrompidos nunca, haja recursos ou não, ao contrário do que acontece nas empresas privadas. Além da necessidade de ter que conciliar o lado técnico com o lado político da administração.

Correio dos Lagos - Pode fazer um breve balanço de como estava o setor de finanças quando assumiu o cargo, e como está agora ?

Ivonir ? Encontramos uma situação bastante caótica, já que nos últimos três meses de gestão, a administração anterior limitou-se apenas a pagar os empenhos existentes, ignorando compromissos básicos, como por exemplo contas de água, luz, telefone, aluguel, INSS, além de transporte escolar e uma série de outros compromissos que ficaram pendentes com o comércio local. Exemplo disso é a ação que a Construlíder está movendo na justiça para cobrar uma dívida no valor de R$ 150.000,00 deixada pelo prefeito anterior. Outros credores que ingressaram com ação judicial e tiveram ganho de causa, já efetuamos o pagamento, um por um. Como exemplo, por via judicial, efetuamos este mês, o pagamento de R$ 42.750,00 relativo a três parcelas do terreno do Fórum, que a administração anterior não quitou. É bom que a população tome conhecimento desses fatos, pois somos obrigados a resgatar dívidas anteriormente assumidas e não honradas, quando os recursos poderiam muito bem ser investidos na melhoria das estradas municipais que a população tanto reclama e realmente necessita. Hoje, com muito esforço e até uma boa parcela de sacrifício de certos setores da administração, estamos com as finanças sob absoluto controle, pois julgamos ser este um ponto fundamental para que um prefeito possa administrar o Município com tranqüilidade e a contento de todos os setores.

Correio dos Lagos - Quais as principais mudanças que impôs no setor ?

Ivonir ? Além de uma série de mudanças no aspecto administrativo, procuramos dotar toda a secretaria com modernos e eficientes equipamentos de informática e de comunicação, além de proporcionar uma reciclagem constante do pessoal, para que possa executar um serviço de qualidade. Outro ponto que merece destaque e que julgamos fundamental para o controle dos gastos, foi a centralização das compras, o que permite ao setor de finanças um controle absoluto sobre a situação financeira da administração municipal.

Correio dos Lagos - Sabemos que o setor de finanças é um cargo influente dentro de uma administração pública. Você se considera o braço direito do Prefeito Rui Duarte ?

Ivonir ? Não me considero nem o braço direito, nem o braço esquerdo. Apenas procuro fazer a minha parte dentro da administração, desempenhando o meu papel com a maior seriedade e competência possível, procurando sempre me dedicar integralmente às atividades que a mim são confiadas.

Correio dos Lagos - Você considera que as Usinas Hidrelétricas construídas na região foram a redenção econômica para os Municípios, principalmente para Anita Garibaldi ?

Ivonir ? Com certeza. Pena que até agora tivemos que usar esses recursos para resgatar dívidas já existentes. Mas além dos recursos financeiros, julgo de suma importância as obras de infraestrutura, como a ligação asfáltica com outros municípios, que vai encurtando distâncias e que aos poucos vai trazendo novas empresas para se instalar na região, gerando emprego e renda para a nossa população.

Correio dos Lagos - Sempre gostou da música. Sabemos que se destaca como vocal e no violão. Essa é uma de suas paixões ?

Ivonir ? Com certeza. Mas procuro usar isso apenas como uma terapia pessoal de relaxamento físico e mental, e muito raramente faço alguma canção em público ou roda de amigos, já que nunca tive aulas de violão ou canto, e meu tempo dispensado a esse hobby é muito pouco.

Correio dos Lagos - E quais as outras paixões de sua vida ?

Ivonir ? Sou uma pessoa simples, vivo do meu salário e não possuo bens para me preocupar. Além da minha Família e de um pequeno sítio que eu cuido com o maior carinho, posso dizer que a maior paixão da minha vida é sempre o meu trabalho, seja o que for e onde for, terá sempre a minha dedicação total.

Correio dos Lagos - Como gostaria que fosse o Município de Anita Garibaldi ?

Ivonir ? Eu sonho com um Município infinitamente melhor, e acho que estamos no caminho certo. E eu nunca deixo de acreditar nos meus sonhos. Queria um dia poder sentar com todos os partidos políticos de Anita, fazer uma grande aliança com os homens de bom senso desta terra, e planejar o Município para os próximos vinte anos, e todos juntos trabalharmos pela realização desse objetivo, que seria único para todos e que com certeza levaria a nossa querida Cidade dos Lagos ao lugar que tanto queremos e que a população realmente merece.

Correio dos Lagos - É verdadeiro o comentário que circula na cidade, que diz que o Município vai encerrar o ano com todas as dívidas públicas totalmente quitadas ?

Ivonir ? Não. Infelizmente ainda não. Mas hoje as contas municipais estão sob absoluto controle e podemos garantir que restará muito pouco para ser resgatado em 2008.

Correio dos Lagos - O balanço então é positivo ?

Ivonir ? Sim. Hoje o funcionalismo público municipal trabalha com a certeza do salário pago sempre em dia, já efetuamos o adiantamento integral do décimo terceiro para todas as secretarias e vamos encerrar o ano bem próximo do zeramento das contas públicas que é o nosso grande objetivo. Gostaria de lembrar que se as Usinas Hidrelétricas tivessem iniciado sua operação conforme o previsto, hoje já estaríamos com as contas zeradas, pois o nosso planejamento teve um forte impacto com o atraso de um ano no recebimento dos roialtyes.

Correio dos Lagos - Considera isso uma conquista pessoal ?

Ivonir ? Eu não diria pessoal, pois o meu trabalho não é individual. Considero sim, como uma conquista da minha equipe de trabalho e de todas as secretarias, pois todos os setores da administração municipal, empenham-se diariamente para prestar um bom serviço à população, com a maior racionalidade e economia possível, e isso nos permitirá alcançar esse objetivo que será uma conquista de todos.

Correio dos Lagos - Pode fazer um breve comentário sobre a atual administração, estando aí dentro e conhecendo as dificuldades e contra-pontos existentes?

Ivonir ? Do ponto de vista técnico, se for feita uma análise comparativa com critério e responsabilidade, podemos observar que a atual administração tem realizado um excelente trabalho. Como exemplo citamos o reequipamento de todas as secretarias. As viaturas, os ônibus e os equipamentos rodoviários foram substituídos por novos ou reformados. As associações de agricultores receberam cinco novos tratores agrícolas. Implantação de redes de água no interior, calçamento na cidade, entre tantos outros benefícios. Apesar do grande esforço no cascalhamento e recuperação das estradas, que o tempo rigoroso tem destruído com freqüência, temos consciência de que este é o ponto mais carente hoje dentro do Município, e que já está recebendo e vai ter uma atenção muito especial da administração, especialmente agora que foram adquiridos três novos caminhões basculantes para o transporte de cascalho.

Correio dos Lagos - Deixe uma mensagem para a população Anitense.

Ivonir ? Pela proximidade do fim do ano, gostaria de desejar a todos um santo e abençoado Natal, e que o Menino Jesus traga à todos muita saúde, alegria e paz para o ano de 2008.

Rapidinhas:

Time do coração?

Internacional.

Uma qualidade ?

Seriedade no que faz.

Uma vitória ?

Meu Filho Lucas.

Uma derrota ?

Não lembro.

Um sonho ou desejo ?

Ser Prefeito de Anita Garibaldi.

Uma pretensão para 2008 ?

Zerar as contas da administração.

Anterior

Atendimento de saúde à domicilio

Próximo

Gécica Fernandes é a Garota Correio dos Lagos 2007

Deixe seu comentário