Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
PAA é lançado em Anita Garibaldi
Anita Garibaldi
U
m seminário reunindo lideranças municipais e regionais, além dos agricultores envolvidos, marcou o lançamento oficial e operacionalização do Programa de Aquisição de Alimentos ? PAA no município.O ato aconteceu na manhã de quinta-feira (18), na sala de convenções do Lago Azul Campestre Clube.
O programa será implantado, por meio da parceria, envolvendo, Secretária de Desenvolvimento Regional de Lages, Ministério do Desenvolvimento Social ? MDS e Prefeitura Municipal.
Na oportunidade, os agricultores cadastrados e entidades beneficiadas, tiveram um dia de capacitação e esclarecimentos.
Os palestrantes abordaram diversos assuntos, entre os quais, a manipulação e conservação dos alimentos, inspeção e vigilância sanitária e parte técnica operacional, como formas de pagamento e destino final dos alimentos.
De acordo com o Diretor do SDR e coordenador do PAA na região serrana, Juarez Mattos, o programa é sério e confiável. "Para ter credibilidade, o PAA depende de um conjunto, formado por agricultores, entidades recebedoras, associação proponente e o poder público municipal, aliado a SDR", salientou.
Segundo ele, o município de Anita Garibaldi, pode investir anualmente, cerca de R$ 84 mil na compra de alimentos. Inicialmente, 43 produtores rurais poderão comercializar seus produtos através do programa, mas este número de acordo com Juarez Mattos, tende a aumentar na seqüência, com o aparecimento de resultados positivos.
Por outro lado, oito entidades foram cadastradas para receber os alimentos gratuitamente. Na lista estão, Escolas municipais e estaduais, Hospital Frei Rogério, Apae, Cadeia Pública, entre outros.
Para o Prefeito Rui Duarte, o PAA, nada mais é do que dinheiro no bolso dos produtores rurais. "É um incentivo que traz renda mensal nas propriedades e conseqüentemente uma vida melhor para os agricultores", ponderou.
A proposta gerada no município, deve ser aprovada durante esta semana pelo comitê gestor regional e na seqüência liberado para entrar em funcionamento.
Deixe seu comentário