Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
PARÓQUIA SANTA BÁRBARA
Anita Garibaldi - Diocese de Lages
Prezados amigos leitores e leitoras desse meio de comunicação tão importante para a nossa região quero neste momento desejar-lhes ainda um feliz ano de 2009, cheio de paz e amor nos corações de vocês, que você durante esse ano renove cada vez mais a sua vida e o seu coração se encha de paz.
Continuando a nossa reflexão de São Paulo da edição passada, nesta eu e você iremos ver prezados leitores o seguinte tema: \"COMO PAULO QUERIA AS COMUNIDADES\"?
São Paulo usa várias metáforas para explicar a passagem provocada pela fé em Jesus Cristo. Ele fala do banho, da troca de roupa, do resgate de escravos, do homem novo, dos filhos da luz, do brilho das estrelas etc...
A mudança da vida pagã ? chamada de abandono dos ídolos ? para a vida de cristão exige refazer todas as relações, vivendo num clima novo: a fraternidade. Dessa forma, as comunidades cristãs se tornam fermento na massa, luz na escuridão, modo novo de ver as coisas, o mundo e as pessoas.
Uma situação que deixa Paulo furioso se verifica quando as comunidades \"clonam\" o estilo de vida outrora assumido ? no tempo em que ainda viviam relações de injustiças -, como se a passagem nada significasse para elas e não tivessem nenhuma repercussão em sua existência. Em outras palavras, as comunidades são o lugar em que vive a novidade cristã.
Uma das características dessas comunidades é a solidariedade. A fé em Jesus Cristo leva as pessoas a refazer a vida inteira. Desaparecem assim todas as diferenças oriundas de raça, condição social e gênero, na linha do que Paulo afirma em Gálatas 3,28: \"Não há diferença entre judeu e grego, entre escravo e homem livre, entre homem e mulher, pois todos vocês são um só em Jesus Cristo\".
Em poucas palavras, trata-se de comunidades iguais. Além disso, eram comunidades abertas, disponíveis a viver a novidade cristã. \"Mas vocês se lavaram, foram santificados e reabilitados pelo nome do Senhor Jesus Cristo e pelo espírito do nosso Deus. Alguém pagou alto preço pelo resgate de vocês. Portanto, glorifiquem a Deus no corpo de vocês\" (1 corintios 6,11.20).
Mais uma vez nessa segunda edição do mês de janeiro, convido vocês, a refletirmos sempre e cada vez mais sobre São Paulo, grande apóstolo e seguidor convertido do cristianismo.
Sejamos nós proclamadores e defensores do cristianismo, e cada vez mais seguidor de Jesus Cristo, assim valeu a pena celebrarmos o Natal há poucos dias atrás com alegria e paz.
Um forte abraço, boa leitura e fique com Deus.
Padre Angelo Manoel da Cruz
Pároco de Anita Garibaldi
Deixe seu comentário