Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
PARÓQUIA SANTA BÁRBARA
Anita Garibaldi - Diocese de Lages
Prezados leitores (as), neste mês de novembro temos várias comemorações em nossas igrejas e comunidades, iniciamos o mês de novembro com o dia de todos (as) Santos (as), no segundo dia do mês celebramos o dia dos nossos entes queridos que já partiram para casa definitiva do Pai.
Portanto não podemos nos esquecer, que estamos vivenciando o ano de São Paulo ? assim chamado o ano Paulino, oficializado pelo Santo Padre o Papa Bento XVI, no dia 28 de Junho deste ano e vai até o dia 29 de junho de 2009.
Do capítulo 13 em diante ? exceto o capítulo 15, os Atos dos Apóstolos narram as viagens de Paulo, que Lucas organizou e resumiu em torno de alguns elementos comuns. De fato, cada viagem tem uma característica principal; além disso Lucas narra um milagre de Paulo (que faz as mesmas coisas que Jesus fez) e um discurso ou pregação, que resume a catequese:
A cada viagem, os ouvintes do Apóstolo Paulo são diferentes. Lucas mostra ainda o Evangelho superando a magia, e um episódio no qual Paulo sofre uma tribulação. O ponto de partida e de chagada é a comunidade de Antioquia da Síria, da qual nasce a missão entre os pagãos.
A primeira viagem ocorre entre os anos 46-48 e é narrada em Atos dos Apóstolos 13-14. Sua característica: deus abriu aos pagãos a porta da fé (14,27). O muro que separava a humanidade em dois grupos desapareceu. O Deus dos cristãos é o Deus de todos.
A viagem é feita por mar e por terra. Paulo viaja com barnabé e João Marcos. Os elementos comuns são estes:
1. A palavra de Deus vai vencendo a magia, pois esta aliena e engana as pessoas (episódio do mago Elimas na ilha de Chipre, 13,4-12).
2. Lucas mostra Paulo fazendo uma pregação na sinagoga de Antioquia da Pisídia (13,13-41). Os judeus reagem com violência não seu testemunho, perseguindo-o de cidade em cidade; os pagãos aderem com alegria, formando comunidades.
3. Narra-se um milagre de Paulo em Listra, 14,8-10).
4. Os Atos dos Apóstolos relatam o apedrejamento de Paulo nessa mesma cidade (14,19-20).
\"Quando chegaram a Antioquia, reuniram a comunidade e contaram... como Deus tinha aberto a porta da fé para os pagãos\" (Atos dos Apóstolos 14,27).
Prezados amigos, leitores (as), vamos vivenciar com muita fé este ano Paulino e re-descobrindo cada vez mais a sua influência na vida dos cristãos. Que cada vez mais alimentamos a nossa fé com a conversão de São Paulo que seja cada vez mais forte a nossa conversão também.
Um abraço e até a próxima edição.
Pe. Angelo Manoel da Cruz
Pároco de Anita Garibaldi
Deixe seu comentário