logo RCN

Paróquia São Judas está sendo restaurada

Vargem

A paróquia São Judas Tadeu foi projetada e construída na década de 50, com auxílio da comunidade e madeireiros da época. A obra toda de madeira, ganhou destaque pela sua beleza e estilo gótico, segundo informações, inspirada no modelo de uma igreja do Rio Grande do Sul. O templo sagrado pela sua grandiosidade, tornou-se um dos principais pontos turísticos do Município.

Porém, com o passar dos anos, a estrutura física sofreu deteriorações, em função principalmente de infiltrações de água e do desgaste natural da madeira. Agora, cinco décadas depois de construída, o patrimônio histórico da humanidade, tombamento ocorrido no ano de 1996, está sendo restaurado. O processo é acompanhado por técnicos do Instituto do patrimônio histórico e artístico nacional ? IPHAN.

De acordo com o pároco local, Padre Domingos Pastore, a restauração, viabilizada por meio de recursos federais, intermediados pelo Ministério da Cultura, representa um resgate na história da cidade. "Este local retrata o ciclo da madeira, fortemente explorado naquele tempo, e que fez parte da colonização desta terra. Portanto preservar esse patrimônio, consiste em cuidar unicamente do berço da história deste lugar", ressaltou o sacerdote, lembrando o importante envolvimento do ministério público, prefeitura e a comunidade no processo de restauração.

Segundo ele, o trabalho, que tem gerado uma boa expectativa na comunidade, foi planejada em duas etapas. Na primeira parte, inclui-se a fundação, aberturas, paredes laterais e cobertura. Num segundo momento, será feito a restauração interna do imóvel. A reinauguração, deve acontecer, em meio a uma grande festa, durante as comemorações em homenagem ao dia do padroeiro no mês de outubro. "Já começamos a pensar, mas a idéia é organizar um grande evento para comemorar a revitalização de nossa igreja", finalizou o Padre.

O catolicismo é praticamente uma unanimidade no Município de Vargem. Acredita-se que 95% da população local é de origem católica e freqüenta a igreja com certa regularidade.

Anterior

Mulheres participam de encontro em Cerro Negro

Próximo

Balança vai facilitar a vida dos motoristas

Deixe seu comentário