logo RCN

Pavimentação da SC 456 segue em ritmo acelerado

Anita Garibaldi

Os trabalhos de pavimentação da SC 456, que liga os Municípios de Anita Garibaldi a Pinhal da Serra, no território Gaúcho, seguem a todo vapor. A obra está sendo executada por parceria, envolvendo a Baesa, Governo do Estado e Prefeitura de Anita Garibaldi. Ao todo, serão 13,5 quilômetros de pavimentação.

Inicialmente estão sendo executados, os serviços de terraplanagem e abertura da estrada, nos primeiros 10,5 quilômetros, correspondente ao trecho 1, que se estende desde a Usina Hidrelétrica Barra Grande na divisa dos dois Estados, até o acesso da SC 458, sob responsabilidade da Baesa.

Os outros três quilômetros restantes, do chamado trecho 2, no perímetro urbano da cidade, ainda depende da firmação de convênio com o Governo do Estado.

De acordo com o encarregado Geral da obra, Anízio Ferreira da Silva, a previsão indica que a primeira etapa esteja concluída até o final do mês de abril de 2008. "Estamos trabalhando para que isto aconteça, inclusive não respeitando os finais de semana e feriados", disse o responsável.

Para o início da obra, houve a necessidade das famílias que tiveram seus terrenos atingidos, emitirem um documento público, confirmando a desistência de todas as indenizações possíveis, deixando o Município isento de qualquer remuneração. "Para isso foi feito um trabalho de conscientização com todas as 50 famílias atingidas, mostrando para elas, a importância da pavimentação dessa rodovia, num contexto de desenvolvimento para o Município", ponderou o Secretário Municipal de planejamento e administração, Adelino Dutra.

Mesmo com todas as orientações, fez-se necessário a indenização de cinco famílias aproximadamente.

O Prefeito Rui Duarte, manifesta seu contentamento, vendo a obra ser executada. "Esse era um compromisso que tínhamos com a nossa gente, por isso a satisfação é imensa de nossa parte", declara Duarte, que priorizou o asfaltamento da rodovia em sua gestão.

"É um importante caminho que está se abrindo com o Rio Grande do Sul, com perspectivas animadoras, tanto para o comércio, quanto para a indústria e o turismo do Município e região", comenta o Prefeito, na expectativa de que possa entregar a obra para a população, na sua totalidade, até o mês de Agosto de 2008.

No Entanto, para que isso torne uma realidade, ainda é necessário a assinatura do convênio com o Governo do Estado, para o asfaltamento dos três quilômetros restantes, do chamado trecho 2.

"Essa assinatura deve acontecer no início do próximo ano", garantiu o Diretor Geral da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Lages, Juarez Mattos.

Segundo ele, o convênio prevê o repasse do dinheiro e cabe a Prefeitura administrar a obra, começando pela licitação e demais burocracias necessárias. "Dessa forma poderá haver uma redução nos gastos do dinheiro público", justificou o Diretor, confirmando o compromisso do Governo do Estado e do Deputado Estadual Eliseu Mattos com a população de Anita Garibaldi e demais municípios da região dos Lagos.

Anterior

Lucratividade através da Alface ecológica

Próximo

Prefeitura realiza confraternização com servidores e familiares

Deixe seu comentário