logo RCN

Projeto pede agilização de processos que tratam de corrupção

Brasilia

A senadora Ideli Salvatti anunciou em plenário, nesta terça-feira (29), que entrou com projeto de lei para alterar o Código de Processo Penal e dar prioridade de tramitação aos processos judiciais que tratam de crimes de responsabilidade de funcionários públicos. A líder petista pediu que seu projeto seja discutido imediatamente na Comissão de Constituição e Justiça, que o analisará em caráter terminativo - se for aprovado não precisará ir a plenário. A proposta já recebeu o apoio do presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), o catarinense Rodrigo Collaço, para quem a senadora entregou o projeto em mãos.

- De 2003 para cá, a Polícia Federal realizou mais de 350 operações especiais em que prendeu quase 6 mil pessoas, dentre as quais mais de mil funcionários e agentes públicos, e mais de 100 policiais federais. Efetuou tanto as escutas quanto as prisões provisórias, para robustecer o processo investigatório ou o inquérito, com ordem judicial, mas não há mais ninguém preso. Repito e reforço o questionamento de Rodrigo Collaço: por que, apesar das operações policiais que buscam desbaratar quadrilhas que se locupletam do erário, não temos notícias de condenações definitivas? ? indagou Ideli.

A morosidade processual e o foro privilegiado são as duas questões consideradas fundamentais para alterar o quadro de impunidade. Para a questão da demora, Collaço propõe a criação de varas especializadas em crimes de corrupção, ofensa ao patrimônio público e que envolvam agentes protegidos pelo foro privilegiado. O presidente da AMB cita o exemplo do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, que criou uma Câmara especializada para julgamento de prefeitos.

- O resultado concreto é que nunca tantos chefes de governo municipais foram punidos criminalmente ? observou a senadora. Ideli sugeriu ao Senado a elaboração de um pacote de projetos para acelerar a tramitação dos processos que envolvam recursos públicos ou agentes públicos envolvidos com desvio de recursos.

Senadora Ideli Salvatti

Anterior

Judiciário em Ação

Próximo

Concurso de Redação da Enercan entra na fase final

Deixe seu comentário